XXV Jornada Mundial da Vida Consagrada

Por Cardeal Orani João Tempesta*

Com o intuito de “ajudar a Igreja inteira a valorizar sempre mais o testemunho das pessoas que escolheram seguir a Cristo mais de perto, mediante a prática dos conselhos evangélicos e, ao mesmo tempo, ser para as pessoas consagradas uma ocasião propícia para renovar os propósitos e reavivar os sentimentos, que devem inspirar a sua doação ao Senhor”, o Papa São João Paulo II, no ano de 1997, portanto há 25 anos, instituiu a Jornada Mundial da Vida Consagrada, recordada a cada ano na Festa da Apresentação do Senhor, 2 de fevereiro.

Aqui no Brasil estamos comemorando essa data com o sugestivo tema: “A Vida Consagrada no coração da Igreja: testemunhas de uma certeza”. E com o lema que resume a vida consagrada: “eu sei em quem acreditei, eu sei em quem pus minha confiança” (2Tm 1,12). No dia 2 terei a ocasião de celebrar na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Gloria, no Largo do Machado, a Eucaristia na intenção de toda a vida consagrada que serve ao povo de Deus nesta cidade com seu testemunho anunciando Jesus Cristo. Nós nos unimos aos cumprimentos da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica que dirigiu a todos os religiosos e religiosas uma belíssima carta de cumprimentos. Nós nos unimos a todos aqueles que levam adiante esse belo testemunho de antiga ou nova tradição.

Em sua primeira mensagem para esse dia o Papa indicava, com clareza, “o tríplice escopo de tal Dia: em primeiro lugar, ele responde à íntima necessidade de louvar mais solenemente o Senhor, e agradecer-lhe o grande dom da vida consagrada, que enriquece e alegra a Comunidade cristã com a multiplicidade dos seus carismas e com os frutos de edificação de tantas existências, totalmente doadas à causa do Reino. Jamais devemos esquecer que a vida consagrada, antes de ser compromisso do homem, é dom que vem do Alto, iniciativa do Pai, ‘que atrai a Si uma criatura sua, por um amor de predileção e em ordem a uma missão especial’ (Vita Consecrata, n. 17). Esse olhar de predileção toca profundamente o coração de quem é chamado, e que o Espírito Santo impele a se colocar nas pegadas de Cristo, numa forma toda especial de seguimento, mediante a assunção dos conselhos evangélicos de castidade, pobreza e obediência. Dom estupendo!”.

“Em segundo lugar, esse Dia tem o escopo de promover o conhecimento e a estima pela vida consagrada, por parte de todo o povo de Deus. Como ressaltou o Concílio (cf. Lumen gentium, n. 44)…, a vida consagrada ‘imita mais de perto, e perpetuamente representa na Igreja a forma de vida que Jesus, supremo consagrado e missionário do Pai para o seu Reino, abraçou e propôs aos discípulos que O seguiam’ (VC, n. 22). Portanto, ela é memória vivente e especial do seu ser de Filho que faz do Pai o seu único Amor — eis a sua virgindade —, que encontra n’Ele a sua exclusiva riqueza — eis a sua pobreza — e tem na vontade do Pai o ‘alimento’ de que se nutre (cf. Jo 4,34) — eis a sua obediência”.

“O terceiro motivo se refere diretamente às pessoas consagradas, convidadas a celebrar em conjunto e solenemente as maravilhas que o Senhor realizou nelas, para descobrir, com um olhar de fé mais lúcido, os raios da divina beleza difundidos pelo Espírito no seu gênero de vida, e tomar consciência mais viva da sua insubstituível missão na Igreja e no mundo. Imersas num mundo muitas vezes agitado e distraído, às vezes absorvidas por tarefas prementes, as pessoas consagradas serão também ajudadas pela celebração desse Dia anual, a voltar às fontes da sua vocação, a fazer um balanço da própria vida, a confirmar o empenho da própria consagração. Assim, nas diferentes situações, poderão testemunhar alegremente aos homens e às mulheres do nosso tempo, que o Senhor é o Amor capaz de preencher o coração da pessoa humana”.

Passados vinte e cinco anos, desta inspiração do amado São João Paulo II, não podemos deixar de ir as fontes, que o inspiraram, fundadas como que em um tripé, recordando indubitavelmente a Santíssima Trindade, a mais profunda comunhão de vida, de comunidade, na qual se deve espelhar todos aqueles que vivem a vida consagrada, que em um instituto religioso, quer em um instituto secular.

A “refundação da vida religiosa” foi um expressão muito utilizada no pós-Concílio, mas ela não foi interpretada no seu sentido original, pois de fato “refundar”, não significa nada mais, nada menos, que simplesmente, voltar aos fundamentos, voltar a base, ser capaz de ir até as fontes, pois o tempo e as vicissitudes nos podem ter afastado do projeto original, esse caminho de retorno, jamais puro saudosismo, faz-nos perceber o verdadeiro rosto de cada carisma, suscitado pelo Espírito Santo sob a confirmação da Igreja, tornando-o sempre autêntico e uma resposta atual para o mundo.

Bem sabemos, e não podemos negar, a grande riqueza que é para uma Igreja particular possuir em seu seio homens em mulheres que, acolhendo o chamado de Deus, respondem com a própria vida, buscando conduzi-la, no modo mais próximo possível a Cristo, imitando-o, como pobre, casto e obediente. Os diversos carismas que o Espírito Santo suscita na Igreja, mostra a diversidade dos seus dons, confirmando a unidade na diversidade, respondendo com um carisma específico, mas sem se afastar do todo, conclamando: “meu Deus, meu tudo”!

A Jornada Mundial da Vida Consagrada e feita coincidir com a Festa da Apresentação do Senhor, pois nela, no Hoje que a Sagrada Liturgia atualiza, com Simeão e Ana, contemplamos o Divino Menino, o Verbo feito Carne, que é conduzido ao Templo: o templo do nosso coração. A festa da Apresentação do Senhor é a festa de Cristo “luz dos povos”, e do encontro (“ Ypapanti”) do Messias com o seu povo, no Templo de Jerusalém.

O gesto de obediência à lei e de oferta, feito por Maria e José, o pai davídico de Jesus que levam o Menino para oferecê-lo ao Templo, inspira a vida de tantos consagrados e consagradas: eles e elas representam aqueles que escolheram a via dos conselhos evangélicos, na rica variedade dos carismas que tornam a Igreja ainda mais bela com os dons do Espírito e preparada para desempenhar sua missão universal do Evangelho; neste dia, cada consagrado deve renovar os compromissos de sua consagração e missão, eu como monge cisterciense, o papa como membro da Companhia de Jesus.

Nesta jornada celebramos o selo do encontro com Cristo e da oferta com Ele da vida consagrada, a fim de que Ele seja “luz para iluminar os povos”, e que cada consagrado/a indique-O como o Caminho, a Verdade e a Vida.

Este Hoje singular proporcionado pela Liturgia, convida cada consagrado e consagrada a encontrar-se mais fiéis, numa vida completamente doada a Deus (VC, n. 2) com a resposta de uma dedicação total e exclusiva (VC, n. 17).

Seja esse Hoje o Fiat do compromisso de cada consagrado/a à obediência ao Evangelho, à voz da Igreja, à regra de vida, inspirada ao fundador, e tornada eclesial pela confirmação da Igreja, que fez expandir o carisma específico.

É o dia de cada membro de um Instituto de Vida Consagrada confirmar com alegria o seu propósito de viver com sobriedade e austeridade, para vencer o desejo de possuir através da graça de dar, e de servir-se dos bens do mundo para a causa do Evangelho e a promoção do homem.

É dia de guardar com amor a castidade do corpo e a pureza da mente, de viver com coração indiviso, para a Glória de Deus e a salvação do homem.

Na celebração do jubileu argênteo da instituição da Jornada da Vida Consagrada a Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica enviou uma Carta, na qual recorda que:

“Há meses acompanhamos as notícias que chegam das comunidades das diversas nações: falam de perplexidade, de infecções, de mortes, de dificuldades humanas e econômicas, de institutos que vão diminuindo, de medos… mas falam também de fidelidade provada pelo sofrimento, de coragem, de testemunho sereno mesmo na dor ou na incerteza, de partilha de cada dor e de cada ferida, de cuidado e de proximidade com os mais abandonados; de caridade e de serviço à custa da própria vida” (cf. Fratelli Tutti, Cap. 2)”.

Convida a cada membro de um Instituto de Vida Consagrada a vivenciar quotidianamente a Encíclica Fratelli Tutti, indicando que nela, o Papa Francisco convida a todos a atuar juntos, a reavivar em todos “uma aspiração mundial à fraternidade” (n. 8), a sonhar juntos (n. 9) a fim de que, “perante as várias formas atuais de eliminar e ignorar os outros, sejamos capazes de reagir com um sonho novo de fraternidade e amizade social…” (n. 6).

Que Maria, a Virgem Mãe, Templo Santíssimo de Deus, modelos de todo que se consagram seja a companheira de cada consagrado/a nesta caminhada: Ela, que foi traspassada pela espada do Espírito, ajude a todos, principalmente nos momentos de provação, a conservarem no coração aquilo que haviam contemplado, renovando com fervor a consagração que um dia Deus lhes concedeu como um dom gratuito.

* Arcebispo do Rio de Janeiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77