Vocação missionária dos Idosos e Enfermos

Por Pe. Badacer Neto

O grupo dos Idosos e Enfermos Missionários (IEM) é um serviço missionário que a Igreja oferece por meio da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, com a finalidade de animar, despertar, formar e acompanhar a pessoa idosa, enferma e as de limitações físicas para exercer, conforme cada situação particular, sua vocação missionária, cooperando, dessa maneira, com toda a Igreja.

Assim, apresentamos como é a organização dessa atividade da POPF, bem como a formação dos pequenos grupos e o papel de cada missionário e missionária que os compõem.

A organização dessa atividade missionária compreende duas dimensões: a de idosos e enfermos, como protagonistas da atividade; e a de animadores e animadoras, responsáveis por acompanhar e dar apoio permanente aos grupos locais de IEM.

Incluem leigos, leigas, religiosos, religiosas e presbíteros, unidos pelo lema: “Na alegria ou na dor, serviremos ao Senhor!”

Os grupos dos idosos e enfermos missionários
Os pequenos grupos de Idosos e Enfermos Missionários são espaços que pretendem favorecer o dinamismo e a seriedade das atividades que realizam, bem como criar e estreitar vínculos entre seus integrantes. São grupos paroquiais e equipes diocesanas com responsabilidades e atividades próprias, de acordo com sua competência.

Organização dos Grupos
Algumas orientações são necessárias para estabelecer um novo grupo de Idosos e Enfermos Missionários, no intento de sua organização e preservação como grupo. Reuniões presenciais são oportunas e enriquecedoras, pois, embora o uso das comunicações por redes sociais e virtuais ajude e agilize o trabalho, nenhuma delas substitui o encontro. Não será necessário estabelecer um número definido de reuniões, mas cabe programar quantas forem necessário para manter o grupo ativo, enriquecer cada integrante e possibilitar discutir temas e propostas.
Outros pontos importantes no processo de criação dos grupos são:
– Ter convicção sobre o trabalho a realizar – Quem promove essa atividade deve estudar e aprofundar a natureza desse serviço, seus objetivos e a mística que inspira.
– Informar-se sobre a existência de idosos e enfermos no território paroquial, fazer os contatos e delimitar como serão realizadas as atividades e as comunicações com eles.
– Identificar, com precisão e antecipação, os lugares onde serão formados os grupos, tais como institutos, comunidades religiosas, entidades a serviço dos enfermos, lares de idosos, grupos paroquiais, casas de famílias, entre outros.
– Formar os grupos de idosos e enfermos e definir suas visitas, organizar e designar seus animadores.

Quem são os animadores e animadoras?
Os animadores e animadoras são aquelas pessoas que, com grande estímulo missionário e vocação de serviço com idosos, enfermos e necessitados, realizam esse serviço da igreja. Cada animador ou animadora é quem se aproxima do idoso, enfermo, daquele que sofre e do que tem limitações físicas ou próprias da idade, a fim de animar, formar e propor, a cada um, como ser um missionário dentro das condições e conforme sua realidade permitir.

Compromissos do Discípulo missionário da IEM
– Oferecer diariamente suas enfermidades ou limitações aos missionários e à missionariedade da Igreja;
– Rezar intensamente pelos missionários e pela missionariedade da Igreja em todo o mundo;
– Ser um verdadeiro missionário com seu testemunho de vida diante de todos a sua volta;
– Saber que é chamado a ser santo e a viver como Jesus viveu em sua vida, dia a dia;
– Testemunhar com alegria cristã sua fé, sua esperança e seu amor;
– Rezar o terço missionário e pedir a intercessão da Mãe de Deus, conforme for possível às limitações.

Participação e Comunhão dos Discípulos Missionários da IEM
– Contribuir com orações, sacrifícios e entrega com a missionariedade da Igreja no mundo inteiro.
– Viver uma espiritualidade profundamente missionária que se converte em fonte de santificação.
– Permanecer unido em oração, sobretudo, celebrando a eucaristia pelas missões, pelos missionários e cada um dos discípulos missionários da IEM.
– Comprometer-se também a rezar pelo Santo Padre, o Papa, por suas intenções e sua missão de pastor de toda a Igreja.

Tarefa e atividade dos missionários e missionárias
São pessoas que fazem de sua própria enfermidade e sofrimento uma oferenda diária, junto com suas orações pelos outros enfermos, pelos missionários e missionárias e por todo o mundo.
– Testemunham com seu exemplo vivo, em sua família, entre seus amigos e em seu ambiente, irradiando fé, esperança e caridade.
– Unem-se a Jesus e a partir da dor compreendem e meditam a Palavra com notável percepção.
– Têm uma experiência viva dos padecimentos de Cristo, no qual encontram a fonte da espiritualidade e da força para enfrentar a própria dor.
– Participam ativamente das atividades da Igreja em união com os demais idosos e enfermos, acompanhados pelos animadores que os ajudam, incentivam e compartilham essa tarefa missionária.
– Um idoso e enfermo missionário é uma pessoa feliz, que encontra o verdadeiro sentido da vida, aceita os mistérios da dor e reveste-se do amor de Deus.
– Cooperam com a campanha missionária do dia mundial das missões com uma oferta para a ação missionária da igreja.

Maria, mãe de Jesus, vós estivestes no calvário junto à Cruz de Jesus, alcançai-me paciência nas minhas dores e ajudai, com Vosso amor de mãe, a oferecer minha enfermidade para a santificação dos missionários do vosso Filho.

Mãe dos missionários, apóstolos e mártires, recebei as minhas dores e ajudai os missionários que mais sofrem nas frentes da Evangelização.
São Francisco Xavier e Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós e por todos os missionários.

* Secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77