Vaticano apresenta site do Mês Missionário Extraordinário

São numerosas as iniciativas lançadas pela Congregação para a Evangelização dos Povos e pelas Pontifícias Obras Missionárias para divulgar o Mês Extraordinário Missionário (MME) de outubro de 2019, anunciado pelo Papa Francisco. O site www.october2019.va “foi criado para promover e animar a MME, de modo a contribuir, através dos conteúdos multimédia que serão inseridos, para inspirar o tempo de oração e reflexão sobre a missão ad gentes de todos os cristãos”, explicou Pe. Fabrizio Meroni, Secretário Geral da Pontifícia União Missionária, Diretor do CIAM (Centro Internacional de Animação Missionária) e Agência Fides.

No site há várias seções, em primeiro lugar, os textos do Magistério e das Pontifícias Obras Missionárias sobre o assunto. Outras seções são dedicadas a “Testemunhos”, com histórias dos Beatos, Santos, Mártires, de ontem e de hoje; em “Formação”, foram publicados textos úteis para a animação missionária; a seção “Vozes do Mundo” foi dedicada aos testemunhos dos missionários e líderes da POM dos vários países.

guiaO “Guia” especial no site MME também pode ser consultado sobre o tema “Batizado e enviado: a Igreja de Cristo em uma missão no mundo”. O texto, criado por iniciativa da Congregação para a Evangelização dos Povos e das Pontifícias Obras Missionárias, recolhe contribuições de todo o mundo e é dirigido aos cristãos de todo o mundo. O objetivo é proporcionar às dioceses o material necessário para a formação e a animação missionária, inspirando a criatividade das Igrejas locais no enfrentamento dos desafios inerentes à evangelização a partir da missão ad gentes e do seu contexto. As partes referidas no Guia correspondem às dimensões espirituais indicar pelo Santo Padre na proclamação do Mês Missionário Extraordinária: o encontro pessoal com Cristo vivo na Igreja, o testemunho dos santos e mártires da missão, formação e missão catequética caridade missionária.

O texto é publicado em inglês, italiano, francês, espanhol e português. Atualmente no site está disponível apenas a versão italiana do Guia, em formato “pdf” até o final de 2018 será inserido nos outros 4 idiomas e, em fevereiro de 2019, deverá ser publicado em papel.

O logotipo projetado para MME apresenta uma cruz missionária, cujas cores lembram os cinco continentes, que é brilhante, cheio de cor, um sinal de vitória e ressurreição. O mundo é transparente, porque a ação de evangelização não tem barreiras nem limites: é o fruto do Espírito Santo. As palavras “batizado e enviado”, que acompanham a imagem, indicam os dois elementos característicos de cada cristão: o batismo e a proclamação.

Um vídeo institucional sobre MME também foi criado, tendo acesso a partir do site, sobre o significado da missão hoje, que é uma viagem pelos continentes: Ásia, Sri Lanka; América, Equador; Terra Santa; América, México e EUA; África, Gana, Quênia, Tanzânia e Uganda; Oceania, Austrália; Ásia, Japão.

Fonte: Agência Fides

Outras notícias