Um mês extraordinário para a missão

Por Pe. Fabrizio Meronni* 

O Papa Francisco anunciou publicamente para toda a Igreja, durante o ângelus do dia 22 de outubro de 2017, Dia Mundial das Missões, a sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário em outubro de 2019, para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV. Nesse mesmo dia, o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comitê supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar esse evento, especialmente a partir da ampla sensibilização junto às Igrejas particulares, dos Institutos de vida consagrada e Sociedades de vida apostólica, assim como associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

Para reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação à missão da Igreja, o Papa Bergoglio escolheu, para o Mês Missionário Extraordinário, o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Despertar a consciência da missio ad gentes e retomar, com novo impulso, a responsabilidade de proclamar o Evangelho combinam com a solicitude pastoral do Papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium: “A saída missionária é o paradigma de toda obra da Igreja” (EG 15). Trata-se de “por a missão de Jesus no coração da Igreja, transformando-a em critério para medir a eficácia de suas estruturas, os resultados de seu trabalho, a fecundidade de seus ministros e a alegria que eles são capazes de suscitar. Porque sem alegria não se atrai ninguém” (Reunião do Comitê diretivo do CELAM, Bogotá, 7 de setembro de 2017).

O compromisso pela conversão pessoal e comunitária a Jesus Cristo crucificado, ressuscitado e vivo em sua Igreja, renovará o ardor e paixão por testemunhar ao mundo, pela proclamação e experiência cristã, o Evangelho da vida e da alegria pascal (Lc 24, 46-49).

São quatro dimensões indicadas pelo Papa para viver, mais intensamente, o caminho de preparação e realização do Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019.
1. O encontro pessoal com Jesus Cristo vivo em sua Igreja: Eucaristia, Palavra de Deus, oração pessoal e comunitária.
2. O testemunho dos santos, dos mártires da missão e os confessores da fé, expressão das Igrejas dispersas em todo mundo.
3. Formação missionária: escritura, catequese, espiritualidade e teologia.
4. Caridade missionária.

infovaticana

Propagação da Fé e as Pontifícias Obras Missionárias 

A Congregação da Propaganda Fidei, fundada em 1622 por vontade do Papa Gregório XV, é responsável por promover, coordenar e dirigir o trabalho da evangelização dos povos e a cooperação missionária da Igreja. O Papa São Paulo VI em 1967, confirmando a validade de seu serviço apostólico, outorgou à Propaganda Fidei a denominação de Congregação para Evangelização dos Povos (CEP). A eficácia concreta da fé cristã por meio da caridade faz com que todos os batizados sejam responsáveis por apoiar e ajudar o Papa em sua missão como Pastor Universal. A oração, o sacrifício de si mesmo, as vocações missionárias e a ajuda material continuam representando o compromisso das Pontifícias Obras Missionárias (POM), nascidas nos séculos XIX e XX graças ao zelo missionário de cristãos leigos, leigas e clérigos.

Juntas, CEP e POM, estão requalificando o “esforço de arrecadar e distribuir ajudas materiais à luz da missão e da formação que se requer, para que a consciência, o conhecimento e responsabilidade missionária voltem a ser parte da vida ordinária de todo o Povo de Deus” (Papa Francisco aos diretores das POM, 1 de junho de 2018).

“As quatro Obras: Propagação da Fé (POPF), São Pedro Apóstolo (POSPA), Infância e Adolescência Missionária (IAM) e União Missionária (PUM) têm em comum o objetivo de promover o espírito missionário universal no Povo de Deus” (Redemptoris Missio, 84).

A POPF, fundada em Lyon (França) em 1822, pela venerável Pauline Marie Jaricot, promove entre os fiéis a oração, o sacrifício de si mesmo e a ajuda material para a missão, invocando a Deus o dom de homens e mulheres que consagrem suas vidas à missão ad gentes.

A IAM, fundada oficialmente em Paris em 1843 pelo bispo de Nancy (França), Dom Charles Auguste de Forbin Janson, convida a todas as crianças do mundo para que ajudem outras crianças, com a fé e a caridade, pela oração e o saber repartir, traduzidos pelo lema: crianças ajudam crianças.

A POSPA, fundada por Jeanne e Stéphanie Bigard em 1889 em Caen (França), anima e coordena a colaboração missionária por meio da oração e da oferta de ajuda materiais, para manter a formação de futuros presbíteros, aspirantes à vida consagrada e seus formadores, nas Igrejas jovens.

A PUM, inspirada no beato Paolo Manna, padre missionário do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), foi aprovada pelo Papa Bento XV em 1916. É a alma das outras obras missionárias e propõe despertar, nas Igrejas, a paixão pela missão e contribuir na formação missionária e estimular a cooperação nas comunidades cristãs, sendo parte orante e concreta da atividade evangelizadora.

Ano 2022: Aniversário para a missão da Igreja

No ano de 2022 celebraremos alguns aniversários importantes. Entre eles, 400 anos de fundação da Congregação para Evangelização dos Povos; 200 anos de criação da Pontifícia Obra da Propagação da Fé; e 100 anos de elevação à natureza pontifícia e universal das três primeiras obras missionárias: Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária e Pontifícia Obra de São Pedro Apóstolo.

Essas celebrações podem oferecer providencialmente, para toda a Igreja, uma oportunidade a mais para manter viva e ativa sua consciência batismal missionária. Se a crise da missão é uma crise de fé, a maturidade da fé da Igreja se manifesta com coragem em sua missão de atrair todos a Cristo. O Mês Missionário Extraordinário de outubro de 2019 pode ser ocasião para dar início a uma aventura de fé, de oração, de reflexão e caridade que não termina com outubro de 2019, mas que pode culminar em formas apropriadas de um apaixonado e cada vez mais renovado compromisso com a missão ad gentes, como motor e paradigma de toda vida e missão da Igreja.

* Secretário Geral da Pontifícia União Missionária

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77