Sínodo para a Amazônia: aprovados o Documento de trabalho e o Instrumentum laboris

Realizou-se nos dias 14 e 15 deste mês, a 2ª reunião do Conselho Pré-sinodal da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Amazônia.

Participaram todos os membros do Conselho, dentre os quais cardeais, bispos, religiosas e um leigo, representando as Igrejas na Amazônia. Estiveram presentes também especialistas, consultores da Secretaria Geral e convidados especiais.

Os trabalhos foram abertos pelo secretário-geral do Sínodo, cardeal Lorenzo Baldisseri, que agradeceu ao Papa Francisco pela nomeação do relator geral, o arcebispo emérito de São Paulo cardeal Cláudio Hummes, presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), e de dois secretários especiais: o vigário apostólico de Puerto Maldonado, no Peru, dom David Martínez de Aguirre Guinea, e o subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, pe. Michael Czerny. Além disso, o secretário-geral do Sínodo saudou os membros do Conselho Pré-sinodal, especialistas e outros convidados especiais, convocados para a reunião.

Atividades realizadas pela Secretaria Geral
No relatório do secretário-geral foram enumeradas as várias atividades realizadas pela Secretaria Geral desde a primeira reunião do Conselho pré-sinodal, realizada em abril de 2018, em vista da Assembleia do Sínodo Pan-amazônico.

A primeira atividade, em ordem cronológica, foi a segunda reunião da REPAM com a Secretaria do Sínodo, realizada em Manaus nos dias 14 e 15 de novembro de 2018, que contou com a participação dos bispos representantes da REPAM nos vários países que fazem parte da Pan-amazônia e também dos delegados das Conferências Episcopais no território da Amazônia brasileira.

O segundo evento em relação ao Sínodo da Pan-amazônia foi o seminário de estudos organizado pela Secretaria Geral sobre o tema “Rumo ao Sínodo Especial para a Amazônia: dimensão regional e universal”, realizado de 25 a 27 de fevereiro deste ano. O programa do seminário incluía duas grandes questões: missão da Igreja e ecologia integral.

A terceira atividade da Secretaria Geral foi a sua participação na Conferência internacional de Washington realizada de 19 a 21 de março de 2019, promovida pela REPAM, pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, pelo Observador da Santa Sé na ONU e pela Conferência dos Provinciais Jesuítas dos Estados Unidos e do Canadá. O tema do evento foi “Ecologia integral: uma resposta sinodal da Pan-amazônia e outros biomas/territórios essenciais para o cuidado da Casa comum”.

Além disso, a atividade mais importante em que a Secretaria Geral foi envolvida foi a preparação do Documento de trabalho, objeto principal na ordem do dia dessa 2ª reunião do Conselho Pré-sinodal.

Documento de trabalho dividido em três partes
Nas várias sessões dessa reunião foi examinado o projeto do Instrumentum laboris para a Assembleia Especial que recolhe num único texto o material da consulta iniciada com o Documento Preparatório, os resultados do seminário, assim como a documentação abundante proveniente dos eventos organizados pela REPAM no âmbito da Amazônia.

O Documento de trabalho foi dividido em três partes que abordam as seguintes temáticas: a voz da Amazônia entendida como escuta daquele território, ecologia integral e Igreja com o rosto amazônico. O objetivo do texto é apresentar a situação pastoral daquelas terras e iniciar novos caminhos para uma evangelização mais incisiva na Amazônia.

Aprovado o Instrumentum laboris
Ao mesmo tempo, o Documento de trabalho é uma reflexão sobre o problema ecológico que afeta a região para promover uma ecologia integral, segundo a Encíclica Laudato si’. Os membros apreciaram o trabalho realizado e ofereceram sugestões úteis para o seu melhoramento.

No final da discussão, o Conselho Pré-sinodal aprovou o Instrumentum laboris. Sucessivamente o texto será transmitido às Conferências Episcopais interessadas e a outros organismos que têm direito, cujos representantes participarão da Assembleia sinodal. Além disso, o documento será amplamente divulgado em todos os níveis a fim de envolver o Povo de Deus no processo sinodal.

Na conclusão dos trabalhos, o Secretário Geral agradeceu aos membros do Conselho e aos participantes por suas contribuições e pelo espírito de comunhão manifestado durante a reunião.

Fonte: Vatican News

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77