SÍMBOLOS OFICIAIS

Saudação

Com o objetivo de integrar-se à Missão Universal, a IAM possui um cumprimento próprio que diz: “De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos”. O cumprimento é realizado entre duas pessoas que entrelaçam os cinco dedos, lembrando os continentes. Também pode ser realizado em grande grupo com a mão direita de todos os presentes aberta e levantada para o alto.

Botton

Botton A insígnia tem forma circular, de cor branca, com duas mascotes ao centro que representam a Infância e Adolescência Missionária. Nela contém ainda a logotipo da IAM, a abreviação POM, o nome do país e o endereço do site das Pontifícias Obras Missionárias. O bottom representa a comunhão de todas as crianças e adolescentes do mundo e sua amizade com Jesus Cristo, que envia as crianças e adolescentes para levar a sua palavra de amor a todo mundo.

Lenço

A insígnia identifica a consagração das crianças e adolescentes missionários junto à Obra. As bordas, em três diferentes cores (vermelha, azul e verde), juntamente com o lenço, nas cores da Bandeira do Vaticano (branca e amarela), identificam os cinco continentes. Sobre a cor branca do lenço está estampada a bandeira do Brasil, o logotipo da IAM e das Pontifícias Obras Missionárias.

Bandeira

É inspirada na bandeira do Vaticano, que tem duas partes verticais em amarelo e branco. Sobre a bandeira estão as mascotes da IAM, a logotipo da IAM e das POM e o nome da Obra.

Observação: O botton, lenço e bandeira somente podem ser fabricados pelas POM.

Mascotes

Os mascotes da Infância e Adolescência Missionária do Brasil tem origem nas celebrações dos 170 anos de fundação da Obra, em 2013, quando foi realizado um concurso para escolher seus nomes.

Foram recebidas mais de 200 sugestões enviadas pelas crianças e adolescentes de todo o Brasil. Uma comissão formada pelas Pontifícias Obras Missionárias escolheram os nomes, considerando as características culturais de cada personagem, que representam os cinco continentes (África, Ásia, Europa, Oceania e América).

Kamba é o personagem da IAM representante da África; em dialeto africano seu nome quer dizer "amigo". É um personagem de pele negra, olhos castanhos, cabelo castanho escuro e, geralmente, representado com peças de roupa e/ou acessórios na cor verde.

Avaré é o personagem da IAM representante da América; seu nome tem origem Tupi e significa "homem amigo". É um personagem de cabelo preto, pele morena, olhos pretos e, geralmente, representado com peças de roupas e/ou acessório na cor vermelha. Elementos característicos são o seu cocar simples com penas vermelhas e marcas vermelhas nas bochechas, representando as pinturais corporais dos indígenas.

Irenia é a personagem da IAM representante da Europa, seu nome significa paz, serenidade. É uma personagem loira, de pele clara, olhos azuis e, geralmente, representada com peças de roupa e/ou acessórios na cor branca com uma faixa e sapatilha na cor rosa.

Fiji é o personagem da IAM representante da Oceania, seu nome faz referência a uma das ilhas que formam este continente. É um personagem de cabelo castanho, pele morena, olhos castanhos e, geralmente, representado com peças de roupa e/ou acessório na cor azul. Sua bermuda geralmente é azul com amarelo e grafismos florais.

Takara é a personagem da IAM representante da Ásia, seu nome tem origem japonesa e significa "tesouro". Tem cabelos pretos, pele clara, olhos pretos e, geralmente, representada com um kimono amarelo, com uma faixa vermelha e chinelo gueta, característicos dos japoneses. Outro acessório é uma flor decorativa em seu cabelo na cor vermelha.

previous arrow
next arrow
Slider

Paper Toy

No ano de 2018, celebrando os 175 anos de fundação da Obra, as Pontifícias Obras Missionária (POM) disponibilizaram a arte dos cinco mascotes da IAM no formato Paper Toy, para imprimir, recortar e montar. Clique no mascote abaixo e faça o download.

Logotipo da IAM

O logo contempla as iniciais IAM. As letras possuem quatro cores missionárias que, juntamente com o fundo branco, representam os continentes. O formato de círculo lembra o Globo Terrestre.

Área de download

Hino da IAM

Vida abundante ao mundo ofereço
Quero acender a chama do amor
Sou missionário(a) e mesmo pequeno(a)
Sirvo alegre ao Reino de Deus.
Mãe de Jesus e das crianças
que mais precisam do nosso amor
acolhe a todos sob teu manto,
guia-nos sempre para o Senhor.
Seguindo os passos dos padroeiros
vamos a vida inteira doar
como Francisco e Teresinha,
nossa missão é Cristo anunciar.
Com alegria construiremos
Senhor Jesus teu Reino de Amor!
A Boa Nova anunciaremos
com nossa vida, em teu nome, Senhor!