Seminaristas Saletinos celebram o seu 26º Encontro Nacional

A Província da Imaculada Conceição, pertencente à Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da Salette, possui cinco Casas de Formação em diferentes regiões do Brasil: o Propedêutico I e II em São Paulo (SP), o Noviciado em Marcelino Ramos (RS), a Filosofia em Salvador (BA) e a Teologia em Curitiba (PR). Dada a dificuldade de encontros periódicos entre os formandos, todos os Seminaristas Saletinos se encontram a cada dois anos para se conhecerem, partilharem as suas experiências formativas e fortalecerem os seus laços congregacionais. A vigésima sexta edição deste encontro aconteceu entre 31 de agosto e 4 de setembro, em Igaratá (SP), inspirada pelo tema: “Maria, caminho de esperança e paz entre as culturas”.

Cada um dos quatro dias de encontro teve uma temática específica. No primeiro dia, após a abertura oficial do encontro, a vida de São José foi refletida e rezada como inspiração para todos os cristãos. No segundo dia, marcado por dois momentos formativos, Nossa Senhora foi apresentada como modelo no seguimento de Jesus Cristo: de manhã, o Padre Henrique Aguiar, MS, ajudou os Seminaristas a refletirem sobre o subtema: “Maria, caminho de esperança e paz na formação”; e à tarde, o Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária, Padre Antônio Niemiec, CSSR, assessorou a formação sobre o tema principal do encontro. No terceiro dia, foi o momento oportuno para aprofundar a espiritualidade eucarística, conduzido pelo Padre Carlos Guimarães, MS. No quarto dia, o Carisma Congregacional Saletino – a Reconciliação – esteve na pauta do encontro.

Foram dias intensos de formação, oração e lazer, com o principal objetivo de integrar todos os Seminaristas de todas as etapas da formação saletina neste país. O auge do encontro ocorreu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no último dia, para se celebrar a Romaria Jubilar dos 175 anos da Aparição de Nossa Senhora a Maximino e Melânia em La Salette, na França. A Santa Missa de encerramento deste encontro foi presidida por Dom Adimir Antônio Mazali, Bispo de Erexim (RS), concelebrada por Dom Antônio Carlos Altieri, SDB, Arcebispo Emérito de Passo Fundo (RS), pelos membros do Conselho Provincial e vários Padres Saletinos, além da participação de todos os Seminaristas Saletinos, das Irmãs de Nossa Senhora da Salette, dos Leigos Saletinos e do Movimento das Mães que Oram pelos Filhos.

Portanto, o 26º Encontro Nacional dos Seminaristas Saletinos (ENSSal) se realizou como um sinal de esperança, por vários motivos: 1) o encontro aconteceu mesmo durante a pandemia do Coronavírus, seguindo todos os protocolos de segurança; 2) havia Seminaristas oriundos das cinco regiões do Brasil; e 3) aconteceu no Ano Jubilar Saletino. Deus seja louvado pela vida dos jovens que, encantados pela Aparição de Nossa Senhora da Salette e pela sua Mensagem de Reconciliação, procuram responder generosamente ao chamado divino. O próximo encontro dos Seminaristas Saletinos será daqui a dois anos. Até lá, a oração pelas vocações religiosas e sacerdotais continua sendo um exercício diário, pedindo que o Senhor nunca deixe faltar missionários para a sua Messe.

Por Geferson Radavelli Guisso

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados