Seminaristas de Santa Catarina refletem a missão na Igreja

O Regional Sul IV da CNBB, por meio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) e do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), organizou o IV Encontro Estadual de Seminaristas, realizado em Brusque (SC), nos dias 18, 19 e 20 de outubro, com o tema do Mês Missionário Extraordinário “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

IMG_0836 (1)O encontro foi assessorado pelo Pe. Antônio Niemec, C.Ss.R., secretário nacional da Pontifícia União Missionária. Embasada no Magistério da Igreja, a reflexão proposta aos seminaristas se centrou na conscientização da missão como vida da Igreja e de cada batizado e em expor a realidade missionária e a teologia da missão como fonte de vida. “Todo o homem e mulher é uma missão, e esta é a razão pela qual se encontra a viver na terra” (Mensagem de Sua Santidade o Papa Francisco para o dia mundial das missões de 2018).

O referido encontro foi permeado de diversos momentos formativos, celebrativos e de convivência fraterna. Na manhã de sábado, na matriz São Luiz Gonzaga, ocorreu a ordenação presbiteral do Padre Willian Vogel, que contou com a participação dos seminaristas do Regional. O arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, ao abençoar o encontro, vendo a expressiva participação disse: “Essa multidão de vocacionados diante de nós desmente a ideia de que os jovens não querem ser padres”.

IMG_0912Nos últimos anos, a dimensão missionária ganhou grande espaço nas reflexões do Regional, especialmente com a criação da COMISE em 2017. Desde então, três missões tiveram início: a Kairós, em sua terceira edição, a Anunciação, em sua segunda edição, e Missão Regional em sua segunda edição. A missão Kairós acontece no norte do Brasil, na cidade de Chaves (PA), na Ilha de Marajó, com ênfase na evangelização dos povos ribeirinhos da realidade amazônica. A missão Anunciação, é a primeira missão ad gentes organizada por um COMISE no Brasil, que ocorre na Guiné Bissau, África. A terceira se dá no território do Regional Sul IV, tendo a sua localização e especificidade propostas pelos bispos. Todas essas missões, organizadas pela comissão de seminaristas, estão abertas à participação de leigos, consagrados e consagradas e sacerdotes que queiram se dedicar e apoiar esses projetos. As Férias Missionárias introduzem os seminaristas nessa dimensão missionária, de saída e de encontro, de anunciar a Boa Nova e de pertença a Igreja em toda a sua dimensão mistérica no mundo.

Certamente foram momentos de testemunho e reavivamento vocacional, um tempo oportuno de formar “discípulos missionários cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão até aos últimos confins da terra” (MDMM 2018). Refletir acerca da dimensão missionária aborda toda a eclesiologia, a pessoa de Jesus, sua vida e missão, e a responsabilidade batismal de ser sacerdote, profeta e rei. A partir do experienciado no encontro, conclamamos, junto ao Papa, que, como batizados, somos enviados como Igreja de Cristo em missão no mundo.

 

Por: André Cardozo Dalló e Eduardo da Silva Martins

Fotos: Paulo Roberto Borba da Silva

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados