Seminaristas realizam III Encontro de Formação Missionaria (FORMISE) do Regional Sul 1 da CNBB

Aconteceu nos dias 02 e 03 de julho, na Arquidiocese de São Paulo, nas dependências da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção das Pontifícias Universidade Católica (PUC-SP), a 3ª Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE), que teve como tema: “Missão e pós-modernidade” e lema: “Ide sem medo para servir” (Papa Francisco).

A temática pretendeu lançar novos rumos da ação evangelizadora missionária dentro do espaço formativo. Enquanto seminaristas, futuros presbíteros, missionários da Igreja de Jesus Cristo, missionário do Pai, faz-se necessário refletir de forma clara a missão e a pós-modernidade, pois aqueles que se dispõe ao serviço da missão e evangelização, precisam ter clareza do contexto social, cultural e histórico em que estão inseridos.

A atividade foi promovida pelo Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja, o COMISE fomenta, nos futuros presbíteros, a consciência da missão como identidade do cristão, favorecendo-lhes uma sólida espiritualidade e formação missionária que os tornem capazes de enfrentar os desafios da ação evangelizadora da Igreja.

Considerando que cada FORMISE objetiva apresentar, debater e extrair conclusões acerca de uma temática central, o objetivo da 3ª FORMISE foi aprofundar sobre a missão e a pós-modernidade e mostrar aos futuros presbíteros que é necessária a alegria do Evangelho para viver a missão como um serviço a Deus e ao seu povo. E, além disso, encorajar os futuros presbíteros a assumir os desafios da missão evangelizadora e ir “sem medo para servir”.

Realizado anualmente, foi a primeira vez que a FORMISE aconteceu de modo presencial e contou com a participação de 65 seminaristas das mais diversas dioceses e casas religiosas do Estado de São Paulo.

O evento também contou com assessoria da Dra. Iamara (psicóloga da Diocese de São José dos Campos) que abordou a temática: “missão e pós modernidade: as relações humanas”, do Padre Ronaldo Zacharias, SBD (Doutor em Teologia Moral) que falou sobre: “missão e pós-modernidade: os desafios éticos-morais”, do Padre Jeferson da Silvia (presbítero da Diocese de Lorena) que apresentou a “missão e pós-modernidade: motivações para um renovado impulso missionário”, do Padre Salvador (presbítero da Diocese de Guarulhos) que expôs sobre “missão e pós-modernidade: a função da Igreja no mundo atual”. Depois, o Padre Isaías (reitor do seminário da Diocese de Limeira) testemunhou de forma concreta a sua experiência missionária e o seu amor à missão.

Participou dessa experiência missionária o Cardel Dom Odilo Scheler (arcebispo da Arquidiocese de São Paulo), Dom Cícero (bispo auxiliar da região episcopal Belém) e o Padre Boris (pároco da Paróquia Imaculada Conceição) que proporcionou aos seminaristas espaços de reflexão, vivências, trocas de experiências e oração.

Graças ao apoio dos organismos, instituições religiosas, pastorais e movimentos, de modo específico, a Pastoral Familiar e Pastoral da Criança, a 3ª FOMISE se tornou uma realidade, pois colaborou para que a intencionalidade missionária configure o processo formativo dos seminaristas, futuros presbíteros.

Fonte: CNBB Sul 1

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados