Seminaristas participam de Congresso Missionário no Paraná

“A conversão missionária para uma Igreja da misericórdia” é o tema do 1º Congresso Missionário de Seminaristas do Regional Sul 2 da CNBB, aberto ontem, dia 11, em Ibiporã (PR), arquidiocese de Londrina (PR).

O evento é realizado no Pontifício Instituto para as Missões Exteriores (PIME), onde participam cerca de 60 seminaristas de 14 dioceses do Paraná: arquidiocese de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel; dioceses de São José dos Pinhais, União da Vitória, Guarapuava,  Jacarezinho, Cornélio Procópio, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí,  Toledo e Palmas/ Francisco Beltrão.

jaimeO Congresso é assessorado pelo padre Jaime C. Patias, IMC, secretário nacional da Pontifícia União Missionária. Está presente também o coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire), Odaril Jose da Rosa.

“A missão é a própria essência da Igreja, chamada a ser testemunha de Cristo no mundo e na história, até os confins da terra e o final dos tempos. Essa visão se fundamenta no conceito de missão que tem sua origem na natureza trinitária de Deus”, afirmou padre Jaime destacando importância de formarmos presbíteros que tenham a missão no coração. “Essa ação evangelizadora se concretiza em três âmbitos com seus desafios: a Pastoral, Nova Evangelização e a Missão ad gentes, aos povos além-fronteiras. Cada Igreja local deve assumir sua responsabilidade com a dimensão universal da missão”, completou padre Patias.

O objetivo do evento, que acontece até o dia 14 de dezembro, é definir e elencar fundamentos essenciais para a ação missionária eclesial, como também fomentar e organizar os Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises) nas dioceses do Regional Sul 2.

Com informações do Comise, Regional Sul 2 da CNBB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados