Seminaristas gaúchos realizam formação missionária

Entre os dias 14 e 16 de setembro, aconteceu, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS), a 3º Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) do Regional Sul 3 da CNBB. Estiveram reunidos 33 seminaristas de 11 dioceses do Estado do Rio Grande do Sul, rezando e estudando sobre a realidade missionária da Igreja e partilhando suas experiências.

forsul4Também participaram da FORMISE o Pe. Antônio Niemiec, cssr, secretário da Pontifícia União Missionária e da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, o Pe. Rodrigo Schüler de Souza, da Diocese de Osório (RS) e coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), e Daniela Gamarra, integrante do Colegiado do COMIRE.
O objetivo deste encontro foi promover a formação missionária para os seminaristas maiores das dioceses do Rio Grande do Sul, e para isso contou-se com a assessoria do Pe. Antônio Niemiec e de Dom José Gislon, Bispo de Erexim.

Dando abertura ao encontro, na sexta a tarde, Pe. Antônio enfatizou a importância da atividade missionária, como “principal e mais sagrada atividade da Igreja” (AG, 29). Nela, “Deus é plenamente glorificado” (AG, 7). Fundamentado na Sagrada Escritura e nos Documentos do Magistério da Igreja, ele afirmou que a cooperação missionária é o sinal da maturidade da fé, que se expressa na oração pelas necessidades do mundo, nos gestos concretos de ajuda material e no colocar-se disponível e a serviço da obra missionária.

A razão de ser da Igreja não é para si mesma, mas para o outro, para o povo de Deus. Pe. Antônio foi enfático ao afirmar que não haverá nenhuma renovação missionária nas Igrejas se estas não se projetarem para além das suas fronteiras. Elas são chamadas a revitalizar o modo de ser católico, em estado permanente de missão, dando cumprimento ao mandato de Jesus: “Ide fazei discípulas todas as nações”.

forsul2Na manhã de sábado, o momento de formação foi com Dom José, sobre a importância da formação missionária para os seminaristas. Segundo ele, se os discípulos não tivessem se colocado em missão, hoje o Senhor não seria conhecido. Fazendo uma recuperação da caminhada histórica da Igreja, ele fez perceber que o espírito missionário sempre esteve presente, ora mais evidente, ora menos. Muitos missionários e missionárias, que partiram pelo mundo para anunciarem o Evangelho, não tiveram uma formação adequada sobre o tema missão. Mas todos tinham consciência profunda do valor da entrega em prol do Reino de Deus. Fizeram de si pessoas disponíveis para partir, muitas vezes sem rumo certo, e que consumiram a vida longe de casa, mas perto do Povo de Deus. Também disse que o centro irradiador da missão está passando da Europa para as periferias, especialmente a África.

Na tarde de sábado, Pe. Antônio retomou muito do que disse no dia anterior e, depois, a partir da frase do Papa Francisco: “Todo homem e mulher é uma missão” (Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2018), ele deu a entender que a missão é mais do que uma tarefa da Igreja, ou realizar tarefas missionárias. Ela está radicada no próprio ser de Jesus Cristo e de seus Apóstolos, entendida como um “sair de si mesmo” em direção aos outros, rompendo o narcisismo e se abrindo aos desafios do mundo. Por isso, cada batizado é um missionário.

forsul5

No domingo pela manhã, Pe. Rodrigo apresentou a equipe do Colegiado do COMIRE. Depois, mostrou um vídeo produzido pelo Regional sobre o Projeto Missionário em Moçambique. Também anunciou a celebração que acontecerá em 2019, comemorando os 25 anos desse Projeto, que será celebrado no Rio Grande do Sul e em Nampula (Moçambique). Depois dele, o coordenador regional do COMISE, Lucas André Stein, agradeceu às Pontifícias Obras Missionárias (POM), ao COMIRE e aos seminaristas a oportunidade de ter assumido essa função. Recordou de alguns compromissos do COMISE Regional para os próximos tempos, especialmente o III Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que acontecerá em julho do próximo ano, em Santo Antônio da Patrulha (RS). Por fim, o seminarista Danton Pereira, da Arquidiocese de Porto Alegre, foi indicado como novo coordenador para o período de dois anos.

* Fotos de Ricardo Witt, seminarista da Diocese de Caxias do Sul, assessor de comunicação do COMIRE Sul 3

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77