Seminaristas gaúchos realizam formação missionária

Entre os dias 14 e 16 de setembro, aconteceu, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim (RS), a 3º Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) do Regional Sul 3 da CNBB. Estiveram reunidos 33 seminaristas de 11 dioceses do Estado do Rio Grande do Sul, rezando e estudando sobre a realidade missionária da Igreja e partilhando suas experiências.

forsul4Também participaram da FORMISE o Pe. Antônio Niemiec, cssr, secretário da Pontifícia União Missionária e da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, o Pe. Rodrigo Schüler de Souza, da Diocese de Osório (RS) e coordenador do Conselho Missionário Regional (COMIRE), e Daniela Gamarra, integrante do Colegiado do COMIRE.
O objetivo deste encontro foi promover a formação missionária para os seminaristas maiores das dioceses do Rio Grande do Sul, e para isso contou-se com a assessoria do Pe. Antônio Niemiec e de Dom José Gislon, Bispo de Erexim.

Dando abertura ao encontro, na sexta a tarde, Pe. Antônio enfatizou a importância da atividade missionária, como “principal e mais sagrada atividade da Igreja” (AG, 29). Nela, “Deus é plenamente glorificado” (AG, 7). Fundamentado na Sagrada Escritura e nos Documentos do Magistério da Igreja, ele afirmou que a cooperação missionária é o sinal da maturidade da fé, que se expressa na oração pelas necessidades do mundo, nos gestos concretos de ajuda material e no colocar-se disponível e a serviço da obra missionária.

A razão de ser da Igreja não é para si mesma, mas para o outro, para o povo de Deus. Pe. Antônio foi enfático ao afirmar que não haverá nenhuma renovação missionária nas Igrejas se estas não se projetarem para além das suas fronteiras. Elas são chamadas a revitalizar o modo de ser católico, em estado permanente de missão, dando cumprimento ao mandato de Jesus: “Ide fazei discípulas todas as nações”.

forsul2Na manhã de sábado, o momento de formação foi com Dom José, sobre a importância da formação missionária para os seminaristas. Segundo ele, se os discípulos não tivessem se colocado em missão, hoje o Senhor não seria conhecido. Fazendo uma recuperação da caminhada histórica da Igreja, ele fez perceber que o espírito missionário sempre esteve presente, ora mais evidente, ora menos. Muitos missionários e missionárias, que partiram pelo mundo para anunciarem o Evangelho, não tiveram uma formação adequada sobre o tema missão. Mas todos tinham consciência profunda do valor da entrega em prol do Reino de Deus. Fizeram de si pessoas disponíveis para partir, muitas vezes sem rumo certo, e que consumiram a vida longe de casa, mas perto do Povo de Deus. Também disse que o centro irradiador da missão está passando da Europa para as periferias, especialmente a África.

Na tarde de sábado, Pe. Antônio retomou muito do que disse no dia anterior e, depois, a partir da frase do Papa Francisco: “Todo homem e mulher é uma missão” (Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2018), ele deu a entender que a missão é mais do que uma tarefa da Igreja, ou realizar tarefas missionárias. Ela está radicada no próprio ser de Jesus Cristo e de seus Apóstolos, entendida como um “sair de si mesmo” em direção aos outros, rompendo o narcisismo e se abrindo aos desafios do mundo. Por isso, cada batizado é um missionário.

forsul5

No domingo pela manhã, Pe. Rodrigo apresentou a equipe do Colegiado do COMIRE. Depois, mostrou um vídeo produzido pelo Regional sobre o Projeto Missionário em Moçambique. Também anunciou a celebração que acontecerá em 2019, comemorando os 25 anos desse Projeto, que será celebrado no Rio Grande do Sul e em Nampula (Moçambique). Depois dele, o coordenador regional do COMISE, Lucas André Stein, agradeceu às Pontifícias Obras Missionárias (POM), ao COMIRE e aos seminaristas a oportunidade de ter assumido essa função. Recordou de alguns compromissos do COMISE Regional para os próximos tempos, especialmente o III Congresso Missionário Nacional de Seminaristas que acontecerá em julho do próximo ano, em Santo Antônio da Patrulha (RS). Por fim, o seminarista Danton Pereira, da Arquidiocese de Porto Alegre, foi indicado como novo coordenador para o período de dois anos.

* Fotos de Ricardo Witt, seminarista da Diocese de Caxias do Sul, assessor de comunicação do COMIRE Sul 3

Outras notícias