Seminaristas do Rio de Janeiro fazem experiência missionária

A cidade de Itaperuna, noroeste do Estado do Rio de Janeiro, recebeu entre os dias 27 e 29 de setembro a missão dos seminaristas que estão na etapa da configuração (teologia). Neste ano a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) acolheu o pedido de Dom Roberto Francisco, bispo diocesano de Campos e enviou os seminaristas às oito paróquias do município Itaperunense.

Essa experiência missionária reuniu 130 seminaristas das (arqui)dioceses de Niterói, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Petrópolis, Duque de Caxias, Barra do Piraí-Volta Redonda, Valença e Campos. Já na missa de abertura Dom Roberto Francisco animou e exortou os formandos para saírem ao encontro do povo sem reservas, viver aquele momento com entrega total, levar alegria que vem de Cristo e serem transformadores da realidade.

2

Ao longo desses dias foi possível acompanhar os enfermos, idosos, jovens e crianças atendidos pelas paróquias. Além é claro de fazer contato com aqueles se afastaram da Igreja. Os seminaristas rezaram e partilharam a vida com as famílias que os acolheram em suas casas. Alem disso, foi momento de renovar nossas forças na caminhada vocacional e atender o mandato missionário de Jesus.

O lema proposto foi João 4, 34 que convidou os participantes a refletir sobre a vontade do Pai na vocação de cada batizado. Se somos batizados também somos enviados e, por isso, a missão serviu também para animar os seminários do Regional Leste 1 para o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo papa Francisco para toda Igreja.
Por fim, se percebeu a alegria de cada seminarista nesta missão. E para o COMISE (Conselho Missionário de Seminarista) foi um momento muito marcante porque se vê no Regional um despertar para a ação missionária nas casas de formação. Algo mais marcante ainda foram as mensagens dos Bispos e formadores aos seminaristas durante as missões. Em cada mensagem foi possível enxergar o comprometimento dos pastores com a formação de novos presbíteros desejada pela papa Francisco. Cada bispo e formador desejava encontrar nos seminaristas unidade, comunhão e sinodalidade entre os futuros sacerdotes.

 

Outras notícias