Seminaristas do Regional Nordeste 2 realizam formação missionária

Aconteceu no último dia 11 de setembro a 5ª Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE) do Regional Nordeste 2 (NE2), uma iniciativa do Conselho Missionário para Seminaristas (COMISE), em parceria com o Conselho Missionário do NE2 (COMIRE). A formação teve como foco principal “fomentar no coração dos futuros presbíteros o desejo de serem cooperadores da missão evangelizadora da Igreja”.

A formação teve início com a palavra de Dom Aldemiro Sena dos Santos, bispo de Guarabira (PB) e o referencial para a Missão do NE2, que citando a mensagem do Papa Francisco para o dia mundial das Missões de 2018, ressaltou que “somos chamados a ser missão e levar com a vida e testemunho o Reino de Deus a todos”. Dom Aldemiro também incentivou os seminaristas para que “se mantenham atentos à revelação e nela possam enxergar e escutar o chamado de Deus” para que possam anunciar com fervor “aquilo que vimos e ouvimos” (1Jo 1,3) .

O coordenador do COMIRE NE2, o Pe. Edvaldo Brito, falou do sentido missionário presente no coração dos seminaristas. “A missão é uma opção de vida que brota do coração do homem em resposta ao chamamento de Deus”. Pe Edvaldo agradeceu a presença de todos e exortou que esta formação missionária seja uma verdadeira retomada do espírito missionário de Jesus em nós.

A reflexão do tema, Missio ad Gentes, ficou por conta do Pe. Daniel Luz Rocchetti, SAC, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, que de forma brilhante falou sobre o verdadeiro significado e eficácia do que é a missio ad gentes, “o transmitir a fé até os confins da terra”.

Partindo da pergunta “será que somos homens apaixonados?” percorreu pelos escritos bíblicos e os documentos da Igreja para mostrar aquilo que implica “ser um verdadeiro missionário”. “Necessitamos sair ao encontro, ad gentes”, nos diz o Pe. Daniel, ir as gentes, as nações, os confins que nos falam os documentos consiste em ir ao encontro das diversas realidades que clamam por nós. Fazendo um paralelo com a passagem bíblica dos Atos dos Apóstolos 16, 6-10, Pe Daniel mostrou de forma esplêndida que no decorrer da caminhada vamos encontrar os “macedônios” que clamam “Vem, ajuda-nos!” A este clamor é que se espera uma resposta firme e concreta, resposta essa que só será dada por um coração verdadeiramente apaixonado por Jesus, um coração que “tem coragem de ir até os macedônios e deixar de lado seus planos pessoais e seguranças, que não tem medo de esvaziar-se e de assumir a dor do outro, que é capaz, sem perder-se, de anunciar o essencial que é Jesus Cristo Salvador”.

O V FORMISE NE2, que ocorreu de forma online, contou com a participação em massa dos diversos seminários espalhados pelos quatro estados que compõe o NE2 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas), bem como seminaristas de outras regiões do país e congregações religiosas como os Dehonianos e os seminaristas da Congregação dos Padres da Sagrada Família, que acompanharam a formação direto do Chile. Ao termino da formação, o coordenador Nacional do COMISE, Sem Italo Dalton, agradeceu a todos e anunciou a experiência Missionária que ocorrerá em Santarém-PA e o Congresso Nacional do COMISE no NE2 em 2022.

Por Weverton de Castro Mauricio, assessor de Comunicação do COMISE NE2

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados