O padre Wellistony Carvalho é o reitor do Seminário de teologia Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, no Piauí. Com um grupo de 12 seminaristas e mais um sacerdote deixou a capital no dia 30 de dezembro para um mês em missão na Amazônia, precisamente na Prelazia de Borba.
Há um ano o grupo se preparava para esta missão, organizada pelo Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), com o objetivo de sensibilizar os formandos e ampliar a sua visão de Igreja, ajudando a Igreja na Amazônia no projeto de evangelização. Nesta entrevista, padre Wellistony explica como nasceu a iniciativa e como está se desenrolando.
“O Comise é um Conselho para animar o Seminário de forma missionária. O nosso foi o primeiro Seminário do Brasil a ter o Comise, que já tem mais de 30 anos. Hoje, ele já existe em quase todos od 18 Regionais da CNBB. Nós nos reunimos e preparamos esta missão com a Prelazia de Borba e escolhemos 72 seminaristas do Piauí, e juntamente com dois padres, para virmos à Amazônia. Primeiro, o objetivo é dar uma sensibilidade aos formandos sobre a necessidade de ampliar nossa visão de Igreja. Nós somos uma Igreja mundial; sobretudo ir para aqueles lugares que mais necessitam”.
“A realidade que temos encontrado aqui, do povo e da Igreja na Amazônia, é realmente de carência de evangelizadores, carência de gente que leve a Palavra de Deus a estas comunidades. Tem sido até agora uma experiência inesquecível. Os jovens entraram mata adentro, encontraram inclusive algumas tribos, mas sobretudo comunidades ribeirinhas e isto tem sensibilizado bastante os formandos”.
Fonte: Rádio Vaticano