Seminaristas do Norte 3 realizam formação missionária

No último dia 30 de maio, o COMISE do Regional Norte 3 da CNBB, realizou o III FORMISE (Formação Missionária de Seminaristas), conduzido pelo Pe. Eduardo Alencar Lustosa, da Prelazia de Cristalândia (TO), que abordou a temática “Batizados e Enviados”. O encontro teve início às 14h30, no Auditório do Seminário Interdiocesano Divino Espírito Santo. Em seguida, o assessor, começou ressaltando a importância do Mês Missionário Extraordinário, a se realizar em toda Igreja no mês de outubro deste ano corrente, convocado pelo Papa Francisco. Na oportunidade, motivou assim os seminaristas a elaborarem um trabalho em conjunto com as paróquias nos diversos grupos, pastorais e movimentos.

IMG-20190530-WA0097

Foi tratado a missão iniciada pelos(as) missionários(as) religiosos(as) no estado do Tocantins, da Arquidiocese de Palmas, das dioceses Porto Nacional, Miracema, Tocantinópolis e a prelazia de Cristalândia, juntamente a diocese de Conceição do Araguaia (PA), que adentrou no Regional Norte 3, no último ano. Valorizando assim a missão como característica fundamental da Igreja, Papa Francisco: “estar ao lado dos pobres é Evangelho”.

O padre apresentou um vídeo das POM sobre a missão, com testemunhos de diversos membros da comunidade eclesial, como leigos e religiosos(as), contando com a presença no vídeo de uma Pastora, mostrando assim que é possível viver em unidade em prol da causa dos mais desfavorecidos e marginalizados. Por fim, o padre assessor citou a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e Concílio Vaticano II, na qual são luzes para a vivência da missão, o sair do comodismo e voltar-se para o Cristo no outro.

Outras notícias