Seminaristas do Mato Grosso do Sul promovem formação missionária

O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise) do Regional Oeste 1 da CNBB (Mato Grosso do Sul), em sintonia com o Mês das Missões, realizou o seu I Encontro de Formação Missionária (Formise). A formação, no dia 25 de outubro, no seminário Maior Maria Mãe da Igreja em Campo Grande (MS), teve o objetivo de mostrar a importância da evangelização na Igreja e na formação dos futuros presbíteros.

1 - FORMISE RO1

O evento buscou também, refletir sobre a ação missionária realizada no dia 18 de outubro, que incluiu visitas a duas instituições: o Cotolengo e a Comunidade Católica Irmãos de Assis. O Cotolengo é uma Obra iniciada por São José Benedito Cotolengo, mas propagada por São Luís Orione como missão de melhorar a qualidade de vida e a inclusão social de pessoas com deficiência múltipla. Por sua vez, a Comunidade Católica Irmãos de Assis, tem como missão anunciar o amor e testemunhar a alegria que vem do coração de Deus a inúmeras crianças.

Para refletir sobre a missão unida à formação presbiteral, os seminaristas contaram com a presença do padre Maico Ferreira, MSJ, que atualmente serve na diocese de Três Lagoas (MS). Vale ressaltar, a presença significativa dos seminaristas propedeutas do Instituto Missionário São José, que acompanhavam o padre nessa ocasião, assim como os propedeutas da diocese de Três Lagoas e da arquidiocese de Campo Grande.

Comunidade Irmãos de Assis (2)Os seminaristas puderam ouvir a história e as experiências do padre Maico, que fez uma ligação com a formação. Os mesmos seminaristas puderam ainda, compartilhar sobre suas próprias experiências missionárias, vividas em suas Igrejas particulares, a partir de questionamentos e apontamentos, que prontamente foram respondidos e acolhidos pelo padre Maico.

“Nunca leve para a missão aquilo que você tem para oferecer ou impor ao povo. Veja o que aquele povo tem para oferecer, sua realidade, sua cultura, para depois realizar a missão”, afirmou padre Maico ao refletir sobre os numerosos povos que temos para conduzir à Cristo como missionários, seminaristas e futuros padres. “Estar em missão, é você poder tocar na vida do outro, e, além disso, deixar ser tocado por ele, porque a riqueza do outro pode tocar quem está aberto para a missão”, complementou o padre.

A programação incluiu trabalhos de grupos com o propósito de discutir acerca da ação missionária vivenciada. Para alguns seminaristas “foi uma ótima iniciativa. A missão foi acolhida de bom grado, mas com apreensão, porque não sabiam o que encontrariam”. Outros aceitaram com medo ou sentiram-se desafiados, por conta do conhecimento que já tinham da realidade.

1º FORMISE (2)A ação missionária foi vivenciada por alguns, com medo e resistência devido ao novo. Todavia, os próprios seminaristas, alegres e entusiasmados, fizeram propostas pedindo que essa ação se repetisse mais vezes no decorrer do ano, para ajudar nessas obras, não apenas de caridade, mas de fé, visto que é uma humanizadora.

“A formação missionária possibilitou uma maior consciência sobre a evangelização e sobre a maneira de como proceder nas missões”, relatou o seminarista Manoel Cambuim, do 1º ano de filosofia. “A missão existe desde sempre na vida da Igreja e, por isso, toda a Igreja é por natureza missionária e incumbida do papel essencial de ir aos que estão longe de Cristo”, recordou o seminarista.

Conforme também pediu o papa Bento XVI: “[…] e, assim, todos os missionários sejam preparados e formados, cada qual a sua condição, de maneira a estarem à altura das exigências do trabalho futuro”.

Com informações do Comise Oeste 1. Fotos: Equipe de mídias do Site maedaigreja.org

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77