Seminaristas de todo o Brasil participam de encontro de formação missionária

As Pontifícias Obras Missionárias, através da Pontifícia União Missionária, em comunhão com a comissão nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), promoveram nos dias 20 e 21 de agosto, o 11º Encontro Nacional de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE), reunindo de forma virtual mais de 500 seminaristas de todo o Brasil, diocesanos e religiosos.

O objetivo da formação foi promover e impulsionar o processo de formação missionária de candidatos ao presbiterado, em vista de uma Igreja em saída, na perspectiva da missão universal.

O encontro contou com a presença de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que refletiu sobre o tema “Jesus Cristo é missão” e o lema “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20), impulsionando a cada seminarista a buscar uma formação integral para servir com uma boa envergadura às necessidades da Igreja.

Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo de Cachoeiro de Itapemirim (ES) também se fez presente e refletiu sobre “As implicações do tema do FORMISE para a vida dos candidatos ao presbiterado”, incentivando os candidatos ao presbiterato a prepararem-se em vista da formação, do atendimento, da ida ao encontro do povo de Deus, buscando o conhecimento não para serem intelectuais, mas para partilharem com o povo de Deus a vida e a mensagem de Cristo, com humildade e simplicidade.

Segundo o seminarista Victor Borba, da Arquidiocese de Niterói (RJ), o bispos animaram a vivência missionária na vida dos seminaristas. “Ambos os bispos nos encorajaram a vivermos experiências missionárias desde já, seja nas realidades locais e sobretudo, nas realidades da missão ad gentes, além-fronteiras”, destacou Victor.

O evento contou também, com a presença e reflexão do Pe. Maurício da Silva Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Pe. Antônio Niemiec CSsR, secretário da Pontifícia União Missionária, Pe. Jerônimo Batista de Araújo, presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), Pe. Zenildo Lima da Silva, vice-presidente da OSIB, assim como muitos formadores e reitores dos seminários e casas de formação, diáconos e mais de 500 seminaristas, razão de ser do FORMISE, de todo o Brasil e de todos os Regionais.

Lançado Regimento Interno e Plano Trienal do COMISE

Além das formações, os membros da Comissão Nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE) realizam o lançamento oficial do Regimento Interno do COMISE e do Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs (2021-2023). Esses documentos oficiais surgiram como uma resposta diante do crescente número dos COMISEs e da necessidade de uma melhor organização e articulação. Da mesma forma, têm a finalidade de ajudar a entender melhor a natureza, os objetivos, as atividades, a organização e o funcionamento do COMISE. O lançamento destes documentos se configurou como um auxílio para os envolvidos no processo de formação de seminaristas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados