Seminaristas de Mariana (MG) realizam Missão Sobriedade

Desde 2015, os seminaristas de Mariana (MG) vivem um momento forte de missão em uma das paróquias da arquidiocese. O objetivo é intensificar a evangelização por meio de atividades religiosos e a promoção humana.

A experiência que começou com alguns seminaristas da arquidiocese, hoje está vinculada ao Conselho Missionário de Seminaristas (Comise), e ganhou o apoio do Centro de Acolhimento Dom Bosco de Barbacena (CADB) e da Pastoral da Sobriedade.

IMG-20170123-WA0118Este ano, a missão CADB-Sobriedade aconteceu na paróquia São Gonçalo, em Acaiaca (MG), Região Pastoral Mariana Leste, entre os dias 22 e 28 de janeiro, com cerca de 40 missionários, entre padres, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas. A iniciativa teve como iluminação bíblica: “Este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi reencontrado” (Lc 15, 24).

“Como Igreja, queremos ajudar as pessoas dependentes vendo nelas o rosto do Crucificado e Ressuscitado. Esta ajuda se faz com o olhar misericordioso de Deus para com o seu povo principalmente com suas limitações e dependências”, relata o seminarista Ronaldo Henrique Furtado, um dos organizadores da missão.

Os missionários contam com o apoio de entidades preparadas para lidar com situações de dependência, a partir da Palavra de Cristo, oferecendo ajuda aos que desejam uma vida de sobriedade. O trabalho visa também a prevenção dos vícios e a conscientização junto às famílias.

IMG-20170129-WA0142Segundo o seminarista Ronaldo, a missão foi muito importante em sua vocação e o testemunho procura incentivar as vocações, visto que participam representantes de vários sujeitos a serviço do Reino. “Foi uma forma para me conhecer mais e me abrir para conhecer o outro, sobretudo os irmãos que estão nos vícios. Pude ver neles o rosto do Crucificado e Ressuscitado e me esforçar cada vez mais para configurar a Cristo, Bom Pastor para ser no futuro sacerdote conforme a vontade do Pai incentivando a sobriedade”, afirmou.

A missão vem ganhando cada vez mais apoio de entidades que se dedicam à sobriedade na Igreja e até fora dela. Inclui alguns padres, seminaristas, Irmãs Passionistas e da Fraternidade O Caminho, filhos da Fazenda Esperança recuperados, membros da Pastoral da Sobriedade, do Centro de Acolhimento Dom Bosco e leigos e leigas. Ganhou destaque a participação dos jovens e de uma Comissão da paróquia que, mesmo antes de começar, cuidou dos preparativos.

A programação da missão incluiu dez horas de Adoração realizada pelos paroquianos de Acaiaca (MG) e uma manhã de espiritualidade orientada pelas Irmãs Passionistas para que tudo aconteça conforme a vontade de Deus. Foram feitas também, visitIMG-20170124-WA0008as, encontros com crianças, jovens e famílias, grupos de apoio com partilhas, caminhadas temáticas e orantes, missas, noite de louvor com bênção do Santíssimo, celebrações nas comunidades rurais e testemunhos de pessoas que venceram a dependência e seminaristas.

Emanuel, contou que foi um dependente de drogas, álcool e de outros pecados, trazendo tristeza para o seu lar. Mas pode recuperar por meio da Fazenda Esperança. “Encontrei um Deus que não conhecia e pude retornar à sociedade”, testemunhou. Para Emanuel, a missão foi uma oportunidade de conhecer muitas pessoas e sentir a dor de muitas famílias que têm filhos e parentes que carregam o mesmo problema que ele teve. “Foi uma forma de passar para eles que o caminho para obter a cura e a libertação do vício é Deus”, disse.

Os paroquianos também manifestaram sua alegria. “A missão foi um momento enriquecedor de oração, esperança, fé, união e fortalecimento para a paróquia. Vivemos com grande intensidade cada dia, na esperança de que esta dará bons frutos. Foi uma oportuIMG-20170123-WA0044nidade de vivenciar um pouco mais de perto as necessidades e dificuldade daqueles que mais necessitam” testemunhou Tânia Silva Villasboas, secretária paroquial. “Só temos a agradecer aos irmãos em Cristo, que levaram a Palavra do Senhor e também a alegria das visitas. Que esta missão abra a porta a novos integrantes da paróquia e fortaleça a Pastoral da Sobriedade”.

Padre André Quintão, administrador paroquial da paróquia São Gonçalo, avaliou que a missão “leva muita alegria, força e coragem, compartilhando a alegria de evangelizar, ouvindo os clamores e sendo sinais na vida dessas pessoas”. Nesse sentido, fica o convite para que mais pessoas se juntem à missão CADB-Sobriedade para levar esperança aos que necessitam sentindo neles o cheiro das ovelhas vivas do Senhor Jesus.

Com informações do Comise da arquidiocese de Mariana (MG)

Comentários

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor