Seminaristas da Província Eclesiástica de Goiânia participaram de Missão na Diocese de Ipameri

Nos dias 2 a 10 de julho, 45 seminaristas e quatro padres formadores do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, localizado em Goiânia, e que acolhe seminaristas da Província Eclesiástica de Goiânia e de algumas dioceses do estado da Bahia, participaram de uma Semana Missionária na Diocese de Ipameri (GO). De acordo com o diácono Ronaldo Alves, da diocese anfitriã, foram dias de muitas bênçãos e graças. “Os seminaristas juntamente com os padres formadores do Seminário estiveram nas diversas paróquias, onde foram bem recebidos pelos respectivos párocos e paroquianos”, relatou.

Durante a Semana Missionária, os seminaristas partilharam a palavra de Deus e a vida com o povo da Diocese de Ipameri, nas seguintes cidades: Orizona, Pires do Rio, Urutaí, Nova Aurora, Cumari, Anhanguera, Catalão, Corumbaíba, Distrito de Santo Antônio do Rio Verde e Ipameri. O reitor do seminário, padre José Luiz da Silva, explicou como nasceu a iniciativa. “Somos motivados por Cristo, ele é o missionário do Pai, que veio e anunciou o Evangelho e enviou os seus discípulos para anunciar a toda a criatura até os confins do mundo”, afirmou.

Segundo o reitor, alguns elementos foram fundamentais para que a missão acontecesse. “Em primeiro lugar Deus que nos interpela; em segundo, o papa Francisco que pede uma Igreja em saída, missionária; em terceiro, nós temos o Ano Jubilar Missionário que nós estamos vivendo neste ano de 2022 e, em 2023, viveremos o Ano Vocacional. Diante desses elementos fomos interpelados para a missão. O que o seminário poderia fazer para poder contribuir com as dioceses? Então tivemos a ideia de o seminário ir à diocese e lá poder instalar-se e assim também promover as vocações”. Os bispos da Província Eclesiástica, conforme o padre José Luiz, foram unânimes em acolher a proposta.

Nos dias 2 a 8 de julho, os seminaristas ficaram concentrados em missão nas paróquias, onde aconteceram visitas às famílias, celebrações, bênção aos comércios, lojas e casas. “Foi uma semana intensa com muitos encontros de formação para melhor capacitar o povo de Deus; houve várias visitas às casas das quais os seminaristas saíram revigorados, animados e fortalecidos para servir a Igreja, respondendo ao chamado do Senhor Jesus”, comentou o diácono Ronaldo.

No período da tarde do dia 9, todos os seminaristas e três padres estiveram em missão na região da Paróquia Divino Espírito Santo, em Ipameri. As visitas foram iniciadas às 14h, sendo concluída com a Santa Missa na Capela São Paulo Apóstolo às 18h. Nas missões estiveram presentes os representantes de cada capela e alguns leigos. No mesmo dia, os seminaristas tiveram uma conferência com Dom José Francisco, sobre a dimensão missionária e o levar a alegria do Evangelho aos homens e mulheres que estão às margens, nas periferias. Em seguida a palavra foi aberta para que os seminaristas pudessem falar de suas experiências na missão e, por fim, os padres formadores também deram testemunho de suas experiências.

Para Dom José Francisco, esta semana extraordinária foi muito válida e imprimiu no coração dos seminaristas o espírito missionário. “É um tempo para os seminaristas terem essa experiência do aprendizado, da convivência com o povo, e, como o Santo Padre sempre fala, de a Igreja estar em missão permanente. Mais do que somente uma experiência momentânea de missão, o objetivo é incutir esse espírito missionário no coração dos nossos seminaristas em um processo de formação e nós temos percebido, ouvido da parte dos padres, das comunidades e dos próprios seminaristas que foi uma experiência muito rica, muito boa”, declarou o bispo. Ele espera que a iniciativa continue. “Estamos muito contentes com essa Missão aqui na nossa diocese e essa experiência precisa se repetir em outras dioceses do nosso regional”.

Para o padre José Luiz, a experiência foi uma renovação de fé e ânimo para os seminaristas e para as comunidades que acolheram a Semana Missionária. “Primeiro, foi um renovar na vida, nós nos sentimos renovados ao encontrar com o povo de Deus; segundo, uma renovação da fé, como Deus age no povo, como Deus fala com o povo; e terceiro, uma renovação na vocação desses rapazes, eles renovaram a vida missionária, aquele primeiro amor que Deus colocou no coração de cada um. Renovando a vocação há ânimo para continuar doando a vida para Jesus e se Deus quiser, ser padre para servir o povo”.

Filipe Cristino, seminarista da Diocese de Ipameri, que está no quarto ano da etapa configurativa (Quarto Ano Teológico) ficou na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Catalão, durante a Semana Missionária. Para ele, esses dias foram uma antecipação do seu sacerdócio. “O seminário é o ambiente propício para a nossa configuração à identidade de Jesus Bom Pastor, mas nós não estamos na nossa diocese, estamos em Goiânia, e este movimento que fizemos de trazer o seminário para a Diocese de Ipameri foi uma experiência muito intensa de se fazer no meio das comunidades, de compartilhar as alegrias, as tristezas, as esperanças, as dores de um povo que é real e que tenta se santificar e ser fiel até o fim e o pastor é aquele que está no meio deles pra trazer a palavra do Evangelho para iluminá-los”.

Outras notícias