Seminaristas da Diocese de São João da Boa Vista (SP) partilham sobre o FORMISE e o 4COMINSE

Nesta segunda-feira (30), os seminaristas da Etapa da Configuração da Diocese de São da Boa Vista se reuniram para partilhar a experiência da III Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) e do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE).

A III FORMISE aconteceu nos dias 02 e 03 de julho na da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção das Pontifícias Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E desejou despertar nos seminaristas a consciência missionária a partir do tema “Missão e pós-modernidade” e do lema “Ide sem medo para servir (Papa Francisco)”. O 4COMINSE aconteceu entre os dias 11 a 17 de julho em João Pessoa, na Arquidiocese de Paraíba. O congresso teve como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

Na partilha, o seminarista Marcus Vinicius da Silva, coordenador do COMISE do Regional Sul 1, destacou que essas atividades desejaram animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil, de tal forma que os seminaristas possam viver um verdadeiro espírito missionário.

Ainda, foi recordado a importância do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) no processo formativo dos futuros presbíteros: “o COMISE é o organismo encarregado da animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa” (Art. 4, Regimento interno do COMISE).

Por fim, foi um momento oportuno para rezar e refletir a identidade da igreja peregrina, enquanto missionária por sua natureza (AG, 2).

Preparação do mês missionário
Nesta tarde (31) os seminaristas João Gabriel da diocese de São João da Boa Vista (SP), Nilson da diocese de Ituiutaba, Guilherme Lopes da diocese de Jaboticabal, e Caique Augusto da Arquidiocese de Ribeirão Preto, se reuniram para preparar o mês missionário 2022.

Essa articulação envolveu as quatro dioceses que residem no Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada em Brodowski-SP a fim de que animados pelo espírito sinodal e missionário, vivam a Campanha Missionária 2022 que apresenta o tema “A Igreja é missão”, e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1, 8).

Na oportunidade, foi apresentado o material da Novena Missionária que destaca o testemunho de missionários e missionárias, que incansavelmente testemunharam, pela força do Espírito Santo, o Evangelho de Jesus Cristo. Por fim, iniciativas como essas vão de encontro com o Plano Trienal 2021-2023 de Animação e Ação do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) que tem como objetivo despertar o ardor missionário nos futuros presbíteros da Igreja, uma vez que “não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4, 20).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados