Seminaristas da diocese de Nova Friburgo partem em missão

de Luis Antônio *
A diocese de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro (Regional Leste 1 da CNBB), organiza com o Seminário diocesano Imaculada Conceição, duas frentes de missão: uma ad intra, desenvolvida pelos seminaristas do Propedêutico e Filosofia, em paróquias da própria 4295adcb-b053-4d48-9901-08abad179500diocese, sendo uma de realidade rural e outra de periferias urbanas. As missões este ano acontecem nas paróquias de Santa Beatriz no município de Itaocara e São Benedito, município de Rio das Ostras (RJ). Nestas comunidades os seminaristas além de anunciarem o kerigma de porta em porta, visitam os doentes, idosos, e oferecem formação para diversas pastorais, sendo presença de Cristo nas diversas realidades.

A frente de missão ad extra, é exercida na diocese Irmã de Jardim, no Mato Grosso do Sul, onde são desenvolvidos projetos de organização da Animação Vocacional Diocesana, com visitas às paróquias, comunidades, grupos, aldeias indígenas e assentamentos de produtores rurais.

Os seis seminaristas da teologia juntamente com o reitor, padre José Ruy, iniciaram no dia 20 de julho esta forte experiência missionária, sendo acolhidos pelo bispo de Jardim, dom João Gilberto de Moura; pelo padre Ervane, coordenador de Pastoral e padre Luís José, animador Vocacional.

No encontro com os jovens é apresentado o anúncio vocacional e se incentiva a oferta do dom da vida a Deus, e, aos agentes de pastoral, explica-se como montar uma Equipe Vocacional Paroquial e qual sua missão específica. A missão nesta diocese é o anúncio vocacional bem como a motivação para implantação do Serviço de Animação Vocacional.

20294483_1919325698282238_5096087304377975695_n“A missão é uma dimensão insubstituível da vida nova que Jesus Cristo nos trouxe. Acompanhar os irmãos de missão, encontrar novas culturas, e aprender com outras tradições e histórias: tudo isso faz com que eu me sinta mais católico, mais filho da Igreja de Cristo, mais cheio do Espírito de unidade e amor”, destaca padre José Ruy. “Experimentar o dia a dia da missão nos conscientiza desta possibilidade real. Ela deixa de ser um horizonte distante para ser uma possibilidade real e necessidade eclesial urgente”, complementa o reitor que acompanha os seminaristas.

Para o coordenador de Pastoral da Diocese de Jardim, o padre Ervane, “o encontro de duas dioceses de distantes rincões do Brasil torna, palpável e possível, a experiência vocacional no seguimento de Cristo, entusiasmando o discipulado, irrigando os sonhos e novas estratégias aos desafios”.

O seminarista Igor, da etapa do Propedêutico, traz em seu coração a mensagem deixada pelo papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. “Missão e vocação! Nestas semanas de missão pude compreender fe17b614-8f14-4454-9283-50c5e035a979o real sentido destas pequenas palavras, porém com grandes significados. São dias intensos, porém muito bem vividos; muito bem aproveitadas. Viemos achando que iríamos trazer um pouquinho de Deus, que iríamos evangelizar. Mal sabíamos que nós, na verdade, seríamos os preenchidos. Essa é a melhor parte da missão: evangelizamos, porém também somos evangelizados. É um trabalho árduo e cansativo, porém muito recompensador. Posso até chegar a afirmar que Deus usa desses pequenos detalhes como instrumentos para a renovação do meu ‘sim’. Como foi tão dito na JMJ Rio 2013: ‘Cristo nos envia, sejam missionários’. E eu confirmo: vale a pena ser missionário”.

Assim como a missão, o anúncio vocacional é uma dimensão irrenunciável da vida e da missão da Igreja. As missões se estendem até o dia 02 de agosto quando os seminaristas voltam às atividades no seminário e na faculdade.

* Seminarista do 4º ano de Teologia

Outras notícias