Seminarista vive experiência missionária na Diocese de Xingu-Altamira (PA)

A experiência missionária na Diocese de Xingu-Altamira, no Pará, realiza pelo seminarista Fabrício dos Reis Menengate, do 4º ano de teologia da Diocese de Campos (RJ) foi registrada em vídeo, sendo motivadora para a animação missionária. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro, que também enviou alguns seminaristas e um padre.

“Motivado pelo incentivo missionário do Papa Francisco, pelo seu desejo por uma Igreja em saída e pelo Sínodo para a Amazônia, decidi viver uma experiência mais profunda nesse sentido. Apresentei a ideia à formação do Seminário, que acolheu e me enviou juntamente com meu irmão de turma, seminarista Raphael”, destacou o Fabrício.

IMG-20200119-WA0011O seminarista relata que a experiência teve início em 1º de janeiro, permanecendo por três semanas na região, percorrendo diversas comunidades e conhecendo as várias realidades da Igreja na Amazônia. “Sem sombra de dúvidas, foi a melhor experiência da minha vida, não somente no âmbito vocacional, mas em todos os sentidos. Ao me despedir da Amazônia, tive certeza que é impossível conhecê-la e continuar sendo a mesma pessoa, muito menos continuar vivendo da mesma forma”, lembrou o seminarista.

Fabrício desta ainda que a Igreja na Amazônia é uma mãe que acolhe e marca profundamente a existência dos missionários que por lá passam. “O testemunho do seguimento de Cristo é tão vivo por lá que imprime em nossos corações o desejo de voltar e se doar mais. Após a missão, tive vontade de fazer ecoar o quão positivo foi essa experiência, contudo logo veio a pandemia e as restrições necessárias para desacelerar o contágio e, com isso, quase não tive oportunidade de partilhar presencialmente. Então, decidi produzir uma espécie de pequeno documentário com o material que trouxe de lá, na intenção aproveitar as redes para realizar meu desejo de fazer ecoar o testemunho da experiência. A ideia deu certo e o documentário nasceu: são sete vídeos contando de maneira breve e divertida a experiência missionária na Amazônia”, destacou.

Acompanhe a experiência vivida pelo seminarista na Diocese de Xingu-Altamira através de seu canal no Youtube.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados