Seminário em preparação ao 5º Congresso Missionário Nacional

No dia 14 de fevereiro, a diretora nacional e os secretários das Pontifícias Obras Missionarias (POM), juntamente com assessores da Comissão Missionaria Nacional (COMINA), missiólogos, assessores e representantes da Arquidiocese de Manaus se reuniram virtualmente para articular os encaminhamentos em preparação para o 5º Congresso Missionário Nacional, que será realizado na Arquidiocese de Manaus de 11 a 15 de novembro de 2023, tendo como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e como lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

Dentre as atividades em preparação ao Congresso, está sendo organizada a realização do Seminário Missionário, entre os dias 26 a 29 de março de 2023 , organizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e o Centro Cultural Missionário (CCM). O seminário acontecerá na sede das POM, em Brasília (DF).

A essência missionária da Igreja
A comissão organizadora encaminhou demandas para a construção do Congresso Missionário Nacional, como a elaboração do Texto Base escrito numa perspectiva amazônica. O encontro virtual teve como objetivo articular e firmar as duas equipes principais (teológica e metodológica), que desde o ano passado vêm pensando o caminho preparatório para o Congresso.

Para o Congresso, o ponto de partida são as Igrejas locais e a sua importância e participação na consciência da missão Ad Gentes. Assim, o caminho preparatório quer envolver os organismos missionários de cada diocese como fundamento das reflexões que serão desenvolvidas durante as conferências, nos painéis temáticos, nas oficinas e partilhas missionárias dos participantes, tendo em vista a participação das Igrejas locais na missão universal da Igreja, através da vida de cada batizado, no envio de missionários, na oração e na partilha material para o fundo mundial de solidariedade no Dia Mundial das Missões.

“Por natureza a Igreja é missionarias” (AG 5). De fato, a Igreja nasceu para evangelizar todos os povos no espírito servidor de Cristo sendo sinal de vida em abundância. Com isso, hoje cada vez mais necessitamos de uma consciência mais clara da missão ad gentes das Igrejas particulares que despertem a reflexão acerca da sua responsabilidade incentivando projetos de colaboração missionária existentes no Brasil junto às Igrejas Irmãs, o testemunho próprio de cada diocese e a experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. De fato, na igreja local não encerra a ação missionária, mas dela parte toda a atenção e cuidado com a missão de Deus em todos os continentes no seu espírito universal.

Com isso, daremos passos de comunhão, participação e missão, na efetivação do Programa Missionário Nacional (PMN), como “Igreja em estado permanente de missão” (DAp, p. 105) dando passo daquilo que Puebla já nos pedia na América Latina “finalmente chegou para a América Latina a hora de intensificar os serviços recíprocos entre as Igrejas particulares e de estas se projetarem para além de suas próprias fronteiras, ad gentes. É certo que nós próprios precisamos de missionários, mas devemos dar de nossa pobreza” (nº 368). Isso é o que nos inspira na preparação da Igreja no Brasil para o 6º Congresso Missionário Americano (CAM 6), que será realizado em Porto Rico em 2024.

Para participar do Seminário Missionário
O número de vagas será limitada, sendo que o CCM e as POM disponibilizam:
– 1 vaga para os representantes das instituições da Equipe Executiva do COMINA (CIMI, CRB, POM, CCM, CNLB, CNIS Brasil, assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, Assessor da Comissão Episcopal para Amazônia, representante dos Institutos Missionários ad gentes);
– 3 vagas por COMIRE, destinadas ao Bispo referencial da Missão, ao Coordenador(a) do COMIRE e ao Assessor(a) teológico(a). Se algum Regional ou representantes necessitar de mais vagas favor entrar em contato com a secretaria das POM.
O custo do material didático, hospedagem e alimentação será assumido pelas POM. As despesas da viagem serão a cargo dos participantes.

Contatos: (61) 3340-4494 – Whats (61) 99979-2022
E-mail: [email protected]
OBS: Não disponibilizamos transporte e nem passeio pela cidade de Brasília

 

Outras notícias