Semana Vocacional Missionária acontece no CCM

Iniciou nesta terça, 23 de abril, e se estende até o dia 27 do corrente mês, a 7ª Semana Vocacional Missionária, promovida pelo Centro Cultural Missionário e a Conferência dos Religiosos do Brasil com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Este é também o tema da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos que terá lugar no Vaticano de 03 a 28 de outubro de 2018. A 7ª semana tem como objetivo oferecer aos participantes, a partir do Texto Base do “Sínodo dos Jovens”, elementos que os ajudem à luz da fé a descobrirem a sua própria vocação.

av-1-300x200Participam desta semana 16 cursistas vindos de Congregações e institutos religiosos. Assessoram o curso: Pe. Antônio Ramos do Prado, Salesiano de Dom Bosco, pedagogo e mestre em Pastoral Juvenil pela UPS, assessor da Comissão de Juventude da CNBB desde 2011; Ir. Maria da Cruz da Silva, do Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, psicóloga e gestora educacional, diretora executiva do Colégio Nossa Senhora da Misericórdia em Osasco (SP); Pe. Elias Silva, da Diocese de Uruaçu (GO), coordenador nacional da Pastoral Vocacional da CNBB, especialista em Processo Pedagógico da Formação pela Faculdade Dehoniana, Taubate (SP) e Filosofia Clínica pela Faculdade Católica de Anápolis (GO).

O Pe. Luís Miranda, do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME) perguntado sobre o tema ora em estudo, destaca: “mesmo na Igreja, nós padres não nos envolvemos tanto com o tema do Sínodo dos Jovens. Sinto que é necessário trabalhar mais essa linguagem juvenil na formação dos presbíteros para estar próximo do povo, inculturados”.

Outras notícias