Secretário nacional da Pontifícia União Missionária assessora evento formativo

“Fundamentos bíblicos da missão” foi a temática do curso, promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), assessorado pelo Pe. Antônio Niemiec CSsR, assessor nacional da Pontifícia União Missionária. A semana formativa, realizada de forma virtual, aconteceu entre os dias 26-30 de abril, no horário das 19:30 às 21:30h.

Entre os mais de 200 participantes, dos vinte Estados do Brasil, estiveram agentes de pastoral, membros de grupos, pastorais e movimentos, participantes dos Conselhos Missionários (COMIRE, COMIDI, COMIPA, COMISE) e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), leigas/os, seminaristas, consagradas/os, diáconos e padres.

Levando em consideração a exortação do Papa Francisco: “É necessário fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as Sagradas Escrituras” (Carta apostólica, Aperuit illis, 15) e a orientação da Igreja no Brasil: “É necessário abrir o coração para fazer da Palavra alimento que, entrando pela mente, toque o coração, nutra o espírito, transforme a vida e seja critério da experiência comunitária e da ação missionária” (DGAE 2019-2023, 148), o curso proporcionou aos participantes uma visão sintética e global da missionariedade no Antigo e Novo Testamento.

Além disso, favoreceu a compreensão das causas da falta de impulso missionário no Antigo Testamento como também as tendências – particularista e universalista – em relação à missão. Ajudou, também, os participantes a perceber que o Novo Testamento apresenta uma variedade de teologias da missão e demonstrou as características da missão em cada um dos evangelistas. Mostrou, finalmente, a importância do Apóstolo Paulo na expansão do cristianismo, através da apresentação de seu método missionário.

No processo de formação de discípulos missionários é indispensável que se ofereça oportunidades e meios para que, através da melhor compreensão da missão nos textos bíblicos, possam ter uma ajuda no seu crescimento espiritual, no seguimento mais comprometido de Jesus Cristo e na vivência da sua identidade missionária.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados