Secretário da POPF realiza visita missionária na Arquidiocese de Porto Velho (RO)

Dos dias 1º a 11 de abril, o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé, Pe. Genilson Sousa, esteve na Arquidiocese de Porto Velho (RO), num encontro com os jovens da Juventude Missionaria (JM). Na passagem por Porto Velho, visitou os padres da diocese de Nazaré que estão a serviço no projeto Igrejas Irmãs, na cidade de Machanginho do Oeste e Cujubim ambas do Regional Ariquemes da Arquidiocese de Porto Velho.

O encontro com a Juventude Missionária aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Candeias. Reuniram-se os jovens de Candeias e Porto Velho no encontro de aprofundamento e espiritualidade durante todo o dia 1º de abril. O momento contou com a presença da coordenadora estadual da JM, a jovem Alane, o padre Zenildo e o seminarista Adalício da comunidade Orionita, que atuam na paróquia, e do secretário das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

No dia 2 de abril, juntamente com o padre Zenildo, o padre Genilson, visitou a comunidade rural da Sagrada Família, pela manhã. Além disso, houve um encontro com a coordenadora do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), junto a coordenadora estadual da IAM e o padre da Paróquia São Cristóvão. A noite, o padre Genilson Sousa Presidiu a missa dominical, do domingo de Ramos, na Igreja Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Nesse momento, aproveitou a oportunidade para apresentar a comunidade sobre a missão das POM nas Igrejas locais e a participação de todo o povo de Deus na missão local e Universal.

Visitando Porto Velho, o padre Genilson presidiu a missa com a presença de Dom Roque Paloschi e os seminaristas do seminário Regional Noroeste que residem e estudam. Na ocasião, falou sobre as Pontifícias Obras Missionárias e a importância da presença dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), nos seminários e a formação missionária no curso de Teologia.

No mesmo dia, 3 de abril, viajou junto com Dom Roque ao Regional Ariquemes. Fizeram uma pequena pausa na cidade de Monte Negro, seguindo para a Cidade de Buritis, para o encontro com os padres desse regional, na paróquia Santa Marta. Nesse dia, o Arcebispo de Porto Velho celebrou a missa do Crisma em conjunto com os Padres do Regional Ariquemes, com a comunidade de Buritis e a presença de religiosos e religiosas. Nessa passagem, o secretário visitou ainda a ir. Aurea, na cidade de Ariquemes, membro da Coordenação Estadual da Juventude Missionaria de Porto Velho.

Dentro da caminhada da Semana Santa, o padre Genilson Sousa participou dos demais dias na paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Machadinho do Oeste, na vivência fraterna, junto aos padres irmãos da diocese de Nazaré: Pe. Mauricio Nascimento, Pe. Elias Roque e os seminaristas, Robson e Acemir.

No final das atividades em Porto Velho, fez uma visita na Cidade de Cujubim, ao padre José Falcão, que também está a serviço no projeto Igreja irmãs. Ele também faz parte do clero da diocese de Nazaré. Na ocasião conversou com as irmãs Combonianas que estão no serviço missionário nessa paróquia.

Pe. Genilson Sousa da Silva falou sobre a experiência vivida. “Foi uma semana missionária por excelência, por proporcionar o contato direto com a Igreja de Porto Velho, na Região amazônica. Também foi uma oportunidade de encontro com os irmãos da diocese de Nazaré, e outros irmãos presbíteros da diocese de Afogado da Ingazeira, Rio de Janeiro, Caxias do Sul, São Paulo, Paraguaio, religiosos e religiosas e o povo de Deus que está nessa terra missionária: Um povo plural com o rosto de várias regiões do Brasil, com sotaques, costumes, espiritualidades e sonhos diversos. É bonito ver o testemunho de missionários e missionárias, padres e leigos vivendo e partilhando suas experiência na Igreja quase centenária de Porto Velho, em Rondônia”, destacou o secretário.

Outras notícias