Secretário da POPF realiza visita missionária na Arquidiocese de Natal (RN)

Entre os dias 19 a 22 de maio, o secretário nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), Pe. Genilson Sousa, esteve na Arquidiocese de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. A visita missionária teve como objetivo estar presente junto às forças missionárias e celebrar o Ano Jubilar Missionário, os 200 anos da Obra fundada por Paulina Jaricot, os 100 anos das POM e o dia da beatificação de Paulina, em Lion, na França.

O secretário, no dia 19, participou da reunião do clero e representantes dos agentes de pastorais. Teve a oportunidade de falar sobre a missão cristã nos dias de hoje na pedagogia do diálogo, no espírito de abertura e no caminho sinodal. Destacou que a além da missão local, é preciso estar em comunhão com a missão universal, principalmente na oração, na consciência de uma Igreja toda missionária e na partilha material, de modo especial no dia mundial das missões todos os anos, promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias junto às Igrejas locais e junto ao dicastério para a Evangelização dos Povos, acompanhando cerca de mil e cem dioceses carentes no mundo.

No dia 20, Pe. Genilson esteve junto ao colégio Santo Antônio, dos Marista, em Natal. Presidiu a missa com as crianças, famílias e educadores. Ainda neste dia, fez a visita aos grupos da IAM no colégio. Esse projeto missionário é acompanhado pela assessoria da missão do colégio com o Irmão Leonardo e os demais assessores. Além das atividades pastorais, essa assessoria missionária acompanham a presença da IAM na escola.

O secretário também teve a oportunidade de conversar com o reitor do seminário da Arquidiocese de Natal, Pe. José Valquimar, e os seminaristas que formam o COMISE do seminário São Pedro. Na ocasião, o secretário falou da importância de caminhar junto no diálogo com a equipe de formação e na consciência missionário no período formativa e na abertura de que todos são formados para toda a igreja. Também falou da importância dos seminaristas participarem do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que acontecerá nos dias 11 a 17 de julho, em Joao Pessoa (PB).

Nos dias 21 e 22, esteve presente no Santuário de Fátima, no parque das Dunas. Reuniu com os representantes da Juventude Missionário (JM), falando sobre ser testemunhas em todos os confins do mundo. Em seguida foi feito um caminho de motivação aos representantes sobre a metodologia da JM, sobre a Corrente Solidária, a Jornada do Jovem Missionário, a Missão Sem Fronteiras, que no próximo ano será em Manaus e, por fim, sobre a caminhada da JM no estado e as articulações pela coordenação estadual..

No dia 21 aconteceu a visita missionária na comunidade das Campinas, nas casas de algumas famílias. Essas famílias têm celebração da missa a cada 15 dias num espaço comunitário. Elas realizam a oração do terço, os encontros da Campanha da Fraternidade, da novena de Natal entres outros momentos. A comunidade escolheu como padroeiro, São José, por ser uma comunidade de muitos agricultores e plantadores de Hortaliças. Entres os cajueiros e os coqueiros, essas famílias estão ali sendo laços de uma comunidade missionária. Teve a escuta, partilha e oração pelas famílias e pela missionária idosa, dona Maria, pelas suas dores e sofrimentos.

Na paroquia Santuário tem a experiência das Famílias Missionárias, atividade da Igreja, apoiada pelas POM. Esta atividade está presente desde 2012, por várias famílias que formam um grupo das famílias, mesmo sendo de paróquias diferentes. Tem um trabalho bonito de se encontrar e artilhar ações missionárias, principalmente na semana santa. O secretário teve a oportunidade de confraternizar com essas famílias junto com o pároco do Santuário de Fátima, Pe. João Maria.

No dia 22, na Igreja Santuário aconteceu a formação para as famílias da cidade de Pureza (RN) e do Santuário de Fatima. O secretario falou dos 200 anos da Obra da Propagação da Fé, do surgimento na França, seu objetivo e às suas atividades no Brasil. Também foi falado da continuidade das atividades e os projetos futuros da Obra juntos às POM e a Igreja do Brasil em poder apresentar as atividades, entre elas as famílias missionárias nas paroquias e dioceses do Brasil, seguindo o Programa Missionário Nacional.

A visita missionária em Natal concluiu com a celebração dominical no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com toda a comunidade, diáconos, as forças missionárias, COMIDI, IAM, JM, FM, COMIPAS, assessor eclesiástico do COMIDI, Pe. Dian, o pároco do Santuário, Pe. João Maria. “A visita missionária foi um sinal de proximidade entre as forças missionárias existentes e o apoio das POM na conscientização de uma Igreja que vive no diálogo, na escuta e na comunhão sinodal”, destacou Pe. Genilson, que finalizou os seus compromissos na cidade d Lagoa Dantas (RN), na Paróquia de Santa Teresinha, padroeira das missões, paróquia administrada pelo Padre Dian. Junto com as famílias aconteceu a oração do terço mariano na comunidade de Lagoa do Chico e a visita ao Santuário de Nossa senhora de Fátima em Araruna (PB).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Uma resposta

  1. Nossa que lindo trabalho, que linda missão Deus lhe confiou, quanto empenho e amor pelo que faz!
    Deus continue lhe abençoando
    Parabéns pelo seu sim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados