Secretário da Pontifícia União Missionária retoma atividades de formação e articulação missionária

Pe. Antônio Niemiec CSsR, após um período de convalescência, retomou diversas atividades de formação, animação e articulação missionária. Algumas delas, de forma presencial e outras, virtualmente.

Nos dias 6 a 9 de março, o secretário da Pontifícia União Missionária, Pe. Antônio Niemiec CSsR, orientou o retiro espiritual, no Centro de Formação, em São Lourenço de Fátima, que reuniu cerca de 30 padres da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT). Participou, também, o bispo da diocese, Dom Maurício da Silva Jardim, ex-diretor das POM.

A partir do tema central “Renascer para a vocação, para viver e atuar como missionários presbíteros”, foram oferecidas diversas reflexões sobre a identidade missionária do presbítero, a saber: retiro como experiência de re-ver, re-unir, re-crer; cultivar a familiaridade com a Palavra; enfrentar a crise da fé e da fidelidade no ministério presbiteral; a caminho da maturidade da fé cristã; progredir na configuração a Cristo; eu sou a missão.

A programação contemplou também celebrações diárias da Eucaristia, adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração penitencial, Liturgia das Horas, devoção mariana e deserto pessoal. Que a experiência do retiro possa animar ainda mais seus participantes na vivência fiel e generosa da sua identidade missionária.

Considerando que a Pontifícia União Missionária existe na Igreja para ajudar a educar a sensibilização missionária dos presbíteros, seminaristas, consagrados/as e de seus candidatos, bem como dos missionários leigos comprometidos com a missão universal, o seu secretário nacional está envolvido em diversas iniciativas e projetos que visam alcançar esse objetivo. Além disso, está contribuindo na produção de reflexão e na elaboração de textos para subsídios com a temática missiológica.

Nos últimos dias, ele participou de encontros e reuniões de diversas comissões e equipes que estão articulando eventos formativos em nível nacional, a saber: Equipe de coordenação do 12º Encontro Nacional de Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE); Comissão de avaliação da 1ª Experiência Vocacional-Missionária Nacional de Seminaristas, Formadores e Juventude Missionária; Equipe de coordenação do 5º Congresso Missionário Nacional; Equipe teológica do 5º Congresso Missionário Nacional; Equipe de assessores do Seminário missiológico do 5º Congresso Missionário Nacional; Grupo de Trabalho “Missões Populares da Comissão Missionária da CNBB; Comissão de Animação Missionária da nova província redentorista (BA-RJ-SP); Equipe teológica do Congresso Missionário das Américas (CAM6).

Nesse esforço que Igreja tem feito, através de suas diversas instâncias e organismos, para que “a causa missionária seja a primeira de todas as causas” (Evangelii Gaudium, 15) visto que “a atividade missionária é a principal e a mais sagradas na Igreja” (Ad Gentes, 29), a contribuição da Pontifícia União Missionária é bastante significativa.

Outras notícias