Secretária da IAM viaja em missão até Moçambique

O convite nasceu de uma conversa com Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Pemba, brasileiro, que esteve visitando a sede das POM em uma de suas vindas ao Brasil. “Como faço pra você ir nos ajudar na formação da IAM?” Sem esperar, Ir. Patrícia Souza foi surpreendida pelo pedido, colocando-se disponível para estar presente nesta experiência missionária. Esta será a sua primeira viagem ao continente africano.

A viagem terá duração de quinze dias, iniciando no próximo final de semana com uma formação às lideranças de Pemba. Nos próximos dias serão realizadas visitas às realidades locais. “A Infância e Adolescência Missionária ainda não está organizada na região, mesmo existindo alguns grupos em paróquias da Diocese, porém ainda com poucos subsídios de formação”, ressaltou a secretária.

A proposta da diocese é realizar a formação com a participação de duas lideranças de cada uma das vinte e duas paróquia da Diocese. “Estou ansiosa por ser a primeira experiência, mas também pelo compromisso que é apresentar a Obra em uma realidade tão diferente da que estou inserida no Brasil. É uma grande responsabilidade falar da IAM em um contexto cultural tão específico”, declarou Ir. Patrícia.

A realidade de Pemba
Localizada ao norte de Moçambique, abrange toda a Província de Cabo Delgado, na fronteira com a Tanzânia. Moçambique é um dos países mais pobres do continente africano, e o estado de Cabo Delgado é uma das regiões mais carentes do país com uma população de dois milhões de habitantes. Estima-se que 30% da população seja católica, entre 20% a 22% muçulmanos, e quase metade da sociedade local (cerca de 48% a 50%) tenham religiões tradicionais africanas.

Outras notícias