Encontro de formadores e articuladores das Santas Missões Populares

Partilhar, estudar e encaminhar atividades para as Santas Missões Populares (SMP) em suas diversas realidades. Este foi o objetivo do 3º Encontro Nacional de formadores e articuladores das SPM realizado, nos dias 01 a 05 de fevereiro, na comunidade Santa Luzia, na paróquia Nossa Senhora da Soledade, em Icapui, a 200 km de Fortaleza (CE). O evento contou com a participação de 65 representantes de 15 dioceses de todo o Brasil e um do Uruguai.

smp 3Com o tema “Voltar a Jesus Cristo”, o Encontro iniciou com a análise de conjuntura, social, econômica, política e religiosa realizada pelo professor Vicente Flávio Belém Pinho, assessor da CNBB no Regional Nordeste 1 e por dom Adriano Ciocca, bispo de São Felix do Araguaia (MT) e referencial para a SMP no Brasil. Os assessores deram maior destaque à análise religiosa.

No aspecto do julgar, a formação contou com a experiência do padre Luiz Mosconi que trouxe reflexões sobre o instrumento de estudo “Voltar a Jesus de Nazaré, com fidelidade e urgência”, tema do Encontro. Organizados em grupos seguido de plenária, os participantes discutiram a 3º etapa das Santas Missões Populares. A missão continua sendo o grande desafio permanente da Igreja.

O agir girou em torno de propostas para dar continuidade ao método das SMP tendo em vista uma Igreja em estado permanente de missão. Como indicação, padre Luiz Mosconi apresentou o conteúdo do livro “SMP para Missão Permanente”.

smp grupoO coordenador do Conselho Missionário Regional (Comire) Nordeste 2 da CNBB, o padre Edivaldo Brito, enfatizou que “este Encontro é uma verdadeira expressão de uma Igreja de comunhão missionária”.

A Irmã Rosália Alencar Alves, secretaria executiva da CNBB, Regional Nordeste 01 (Ceará), afirmou estar encantada com a construção da caminhada em conjunto reforçando a necessidade de entrar neste processo e metodologia. “As SMP nos ajudam a viver mais profundamente a misericórdia e o amor de Deus. Este Encontro Nacional nos ajudará a vermos o rosto da Igreja do Brasil. Uma Igreja revestida pela missão”.

As reflexões renovaram o entusiasmo e o compromisso. “Estamos cheios de esperança e ardor missionário para viver o Reino de Deus em nossas comunidades”, afirmou o seminarista Miqueias, da diocese de Mossoró (RN). Para Renata Barreto, coordenadora diocesana das SMP de Luziânia (GO), a transparência, o alegria e o testemunho das ações missionárias no Brasil e na América Latina, multiplicam em seu coração o ardor e a paixão pela missão. SMP equipeSegundo Maria Luiza, coordenadora do Conselho Missionário Diocesano (Comidi), da diocese de Jacarezinho, “este Encontro nos enriquece e abastece, pois ouvimos tantas atitudes e exemplos. A presença do padre Luiz Mosconi orientando os métodos práticos de vida solidifica a essência de uma Igreja missionária”.

O anfitrião do evento, padre Antônio Lopes, coordenador do Comire, Regional Nordeste 1 da CNBB e membro da Coordenação Nacional das SMP, destacou que os dois encontros anteriores tiveram sua peculiaridade, contudo, o que marcou esse 3º Encontro foi a interação dos participantes com os membros da comunidade que sediou o evento num ambiente muito familiar. “Isso é o que marca a metodologia das SMP. Desde muito cedo, a comunidade Santa Luzia, em Icapui, composta basicamente por pescadores já estava presente para acolher e oferecer o melhor de si aos missionários. Além disso, participaram das celebrações e algumas reflexões o que nos aproximou muito do caminho das SMP. Este é um diferencial importante”, destaca o padre.

O 1º Encontro Nacional de formadores e articuladores das SPM aconteceu em São Luiz (MA), em julho de 2014 e o 2º em Luziânia (GO), no mês de janeiro de 2016.

Com informações da Equipe Nacional da SMP.

Comentários

3 respostas

  1. MARAVILHO. Como sempre padre Lopes e padre Luiz Mosconi sao maravilhosos quando o asunto e santas missões populares. Parabéns a todos que estiveram presentes.

  2. Muito bem, Pe. Lopes, vc conseguiu compor uma boa síntese do nosso Encontro. Agora, cabe-nos levar à prática os encaminhamentos conclusivos. Destaco a importância de conhecermos mais e mais a Jesus, tornando-nos seus cúmplices
    e levarmos em frente sua proposta – o Reino de Deus – organizando os grupos do seguimento (discípulos/as).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77