Santarém 1972-2022: Cristo aponta para a Amazônia

Por Pe. Vanthuy Neto*

Os 50 anos do Encontro Pastoral dos Bispos Prelados da Amazônia.

O Concílio Vaticano II soprou seus ventos para a Amazônia, chegando primeiro ao coração dos bispos prelados – “participar da aula conciliar foi uma grande escola.” A visibilidade da mudança acontece primeiro nas celebrações, depois nos encontros, planejamentos… mas a novidade foi o movimento missionário acerca de como formar comunidades e do trabalho junto aos padres, religiosas e povo de Deus.

Em 1968 o Concílio Vaticano II era atualizado na América Latina na Conferência de Medellín – A Igreja povo de Deus em Comunidades, aberta ao diálogo com o mundo e no serviço opcional dos e com os pobres, na luta pela dignidade humana, no protagonismo dos leigos e leigas, numa Igreja toda ministerial. O espírito conciliar redescobria as Prelazias como Igrejas locais e indicava o caminho da Evangelização que liberta: “Ajudar os homens e mulheres a passarem de condições menos humanas para condições mais humanas” (Populorum Progressio).

Em 1971 o Papa Paulo VI escrevia: “Cristo aponta para a Amazônia! …sensíveis aos imperativos da caridade… fiéis ao dever missionário… temos de ouvir um clamor que sobe das plagas amazônicas: Vem em nosso auxílio…” (Sedoc 1972). Numa resposta efetiva e afetiva, em janeiro de 1972, a presidência da CNBB visita a Amazônia e lança o programa ‘IGREJAS IRMÃS.’

Com esse impulso missionário, os bispos prelados se encontraram em Santarém, a mais antiga prelazia da região e atualizaram o Concílio de Medellín para a Amazônia.
As Linhas Prioritárias da Pastoral da Amazônia tornaram-se projeto pastoral evangelizador que realçou o anúncio de Jesus Cristo e o ser Igreja na região. “A Igreja da Amazônia (…) manifesta sua crença e esperança no futuro da região, hoje em trepidante processo de transformação… As linhas pastorais passam por duas diretrizes: 1) Encarnação na realidade e 2) Evangelização libertadora, com quatro prioridades: 1) Formação de agentes de pastoral; 2) Comunidades Cristãs de Base; 3) Pastoral Indígena; 4) Estradas e outras frentes pioneiras. Em 1974 em Manaus veio a 5a prioridade: A Juventude.

O trabalho feito em conjunto entre os dois regionais da CNBB, Norte 1 e 2, apontava serviços, como exemplo, nos institutos de pastorais: O Cenesch – Manaus e o Ipar – Belém, com indicativos sobre a necessidade de se ter uma assessoria técnica e jurídica para as Prelazias.

Muitos dizem que o encontro de Santarém foi como fazer o “registro de Nascimento” de um novo Ser Igreja na Amazônia, porque moldou a comunhão e a unidade entre as prelazias e gestou o modus pastoral e evangelizador de toda a Igreja Amazônica. Querer “andar junto” apontou para a experiência ímpar na recente história da Igreja, a de colocar a Amazônia no coração do Papa Francisco e na pauta da Igreja Católica.

O Sínodo para Amazônia nasceu desse querer andar junto como irmãs e irmãos, leigos e religiosos, presbíteros e bispos que se embrenharam pelas matas, navegaram rio abaixo, rio acima, viajaram pelas estradas desse mundo desigual para levar a Palavra de Deus, fundar e organizar comunidades eclesiais, numa grande rede de solidariedade que as fez enfrentar as precariedades existenciais, e manter viva a chama da fé e da esperança. Nessa caminhada de 50 anos de Santarém, lançamo-nos novamente, embalados pelos sonhos da Querida Amazônia, em busca de novos caminhos de conversão e vida para a Igreja sinodal da região.

* Diocese de Roraima

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77