Rumo ao Congresso Missionário Americano

A cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, vai receber missionários e missionárias de diversos países da América, de 10 a 14 de julho de 2018, para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), com a temática “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”. A delegação brasileira contará com 250 participantes de todos os 18 regionais da CNBB. Dentre eles, leigos e leigas, sacerdotes, diáconos, bispos, religiosos e religiosas e seminaristas.

CartazO objetivo geral do CAM 5 é fortalecer, nas Igrejas das Américas, a identidade e o compromisso com a Missio Ad Gentes, anunciando a Alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje, a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.

Em um processo de continuidade, a preparação do CAM 5 começou em novembro de 2014 em Tegucigalpa, Honduras, por ocasião do encontro logo após o CAM 4 – COMLA 9. No percurso, também constam reuniões anuais dos diretores das Pontifícias Obras Missionárias das Américas, quais sejam: Em março de 2015 em Cuba; 2016 no Uruguai; 2017 em Santo Domingo; e fevereiro de 2018 no Paraguai. Em 13 de abril de 2015, ocorreu a reunião das Comissões organizativas do CAM 5, em Cochabamba. Em julho de 2015 em Santa Cruz de la Sierra, o Papa Francisco abençoou os símbolos de animação do CAM 5: A Cruz Missionária e as relíquias da beata Nazaria Ignacia.

Para maior aprofundamento dos conteúdos do CAM 5, ocorreram dois Simpósios de Missiologia:
1º Simpósio, 2015 em Puerto Rico com o tema: “O Evangelho, fonte de reconciliação e comunhão”.
2º Simpósio, 2016 no Uruguai com o tema: “O Evangelho da alegria impulsiona a missão”.

 

prog-VCAMDurante o CAM 5 em Santa Cruz de la Sierra, a organização central pensou um caminho metodológico inserido por meio de cinco Conferências Centrais, doze oficinas, seis sub-assembleias e quatro conversatórios.

1. Conferências centrais: Evangelho; Alegria; Missão e Profecia; Reconciliação e comunhão; e Missão Ad Gentes.
2. Oficinas: Leigos Consagrados na Missão; Missão, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso; Missão e Evangelização da Cultura; Missão e Reconciliação; Missão Ad Gentes na e desde a América; Missão e Ecologia; Família Missionária; Missão e Catequese; Novas Formas de Cooperação Missionária; Jovens e Missão; Missão e Migrantes; e Missão e Formação sacerdotal.
3. Seis Sub-assembleias que seguem o esquema: Animação e testemunhos missionários; retomada dos conteúdos da exposição da manhã; trabalho de grupos e plenária; breve oração final.
4. Quatro Conversatórios: Novas Perspectivas da Missiologia; Comunicação e Missão; Infância e Adolescência Missionária; e Missão nas Universidades Católicas.

O Brasil estará presente no CAM 5 com uma delegação de 175 missionários(as) dos 18 regionais da CNBB.

Outras notícias