Rumo ao 5º Congresso Missionário Nacional

Por Dom Maurício da Silva Jardim*

Em 2023 acontecerá o Congresso Missionário Nacional, reunindo missionários e missionárias de todo o Brasil na Arquidiocese de Manaus, entre os dias 10 a 15 de novembro. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho” serão inspiradores para esse importante encontro.

No Continente Americano há uma longa tradição de Congressos Missionários. Os primeiros nasceram na América Latina e por esta razão foram chamados de Congressos Missionários Latino-Americanos com a sigla COMLA. Em 1999, as Igrejas do Norte foram incorporadas, e o nome foi alterado para Congresso Missionário Americano com a sigla CAM. As Pontifícias Obras Missionárias (POM) tem a responsabilidade de coordenar e animar os Congressos missionários no continente.

A fé, a universidade da missão e ajuda material formam um tripé do carisma fundacional das POM e são orientadores dos Congressos Missionários na América. Este carisma tem contribuído no continente para despertar a consciência missionária universal. Os Congressos Missionários na sua gênese, procuram despertar em cada batizado o compromisso pela missão universal. Os congressos missionários tem no seu DNA a Missio Ad Gentes. A força que impulsiona os congressos é justamente a missão “Ad/Inter Gentes”, “paradigma de toda obra da Igreja” (EG,15).

No âmbito nacional, os Congressos Missionários são coordenados pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) juntamente com o Conselho Missionário Nacional (COMINA). O próximo Congresso Missionário Nacional acontecerá na Arquidiocese de Manaus de 10 a 15 de novembro de 2023 e tem como tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema em sintonia com o Ano Vocacional e Dia Mundial das Missões de 2023: “Corações ardentes, pés a caminho”.

Embora nas últimas décadas tenha amadurecido a consciência missionária dos batizados, percebe-se que, no que concerne à missão Ad Gentes, ainda se carece de maior zelo e compromisso. Se é por desconhecimento, por negligência, por excesso de atividades pastorais ou por outra razão qualquer, mas é notório que boa parte das Igrejas locais da América ainda não assumiram uma saída Ad Gentes. Com base nesta justificativa o 5º Congresso Missionário Nacional tem o objetivo de impulsionar a missão Ad Gentes das Igrejas locais, caminhando juntos na escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo.

Entre os objetivos específicos, destaco: Aprender novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia; Impulsionar uma reflexão a cerca da consciência e ação missionária das Igrejas locais; Preparar a Igreja no Brasil para o CAM 6; Efetivar o Programa Missionário Nacional; Escutar o que diz o Espírito Santo, protagonista da missão, a Igreja no Brasil; Garantir a opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas; Promover a integração das forças missionárias da Igreja no Brasil; Incentivar a cooperação intereclesial através do projeto Igreja irmãs e projetos ad gentes do regionais da CNBB; e Celebrar a caminhada missionária da Igreja no Brasil.

Os congressos não querem ser um evento, mas um processo que tem o objetivo de impulsionar um novo ardor missionário nas Igrejas locais. Isto se realiza, produzindo reflexão missiológica com um texto base orientador, simpósios, fóruns e congressos regionais. Os congressos missionários em seu caminho de preparação, tem a preocupação de refletir e rezar sobre a identidade missionária da Igreja orientada para missão universal.

Estou convencido de que os congressos missionários têm sido um kairós para as Igrejas locais da América e do Brasil. No entanto, há um longo caminho a percorrer, enfrentando muitas vezes dificuldades e resistências quando se trata de assumir a missão Ad/Inter Gentes.

Desejo um fecundo e abençoado processo de preparação para o 5º Congresso Missionário Nacional na Arquidiocese de Manaus, território da querida Amazônia.

Histórico dos Congressos Missionários na América:

I Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 1) e VII Congresso Nacional Mexicano México, 20 a 23 de novembro em 1977.
Tema: “A Igreja, sacramento universal de salvação”

II Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 2), México de 17 a 22 de maio de 1983.
Tema “A Igreja Missionária, resposta ao povo de hoje: responsabilidade missionária na e da América Latina”
Lema: “Com Maria, missionários de Cristo”

III Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 3), em Bogotá/Colômbia, de 5 a 8 de julho de 1987.
Tema: “A América quer compartilhar sua fé”
Lema: “América, chegou tua hora de evangelizar”

IV Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 4), Lima/ Peru de 3 a 8 de fevereiro de 1991.
Tema: “A Igreja na América Latina enfrentando os desafios pastorais da nova evangelização no terceiro milênio”
Lema: “América Latina, de sua fé, envie missionários”

V Congresso Missionário Latino Americano (COMLA 5), Belo Horizonte/Brasil, de 18 a 23 de julho de 1995.
Tema: “O Evangelho nas culturas, um modo de vida e esperança”
Lema: “Vinde, vede e anunciai”

I Congresso Missionário Americano (CAM 1 – COMLA 6) VI Congresso Missionário Latino Americano, em Paraná/Argentina, de 28 de setembro a 3 de outubro 1999.
Tema: “Jesus Cristo, vida e esperança para todos os povos”
Lema: “América com Cristo, sal da terra”

II Congresso Missionário Americano (CAM 2 – COMLA 7) VII CONGRESSO MISSIONÁRIO LATINO-AMERICANO, Guatemala/Honduras, de 25 a 30 de novembro de 2003.
Lema: “Igreja na América, sua vida é missão”

III Congresso Missionário Americano (CAM 3 – COMLA 8) VIII Congresso Missionário latino-americano, em Quito/Equador, 12 a 17 de agosto 2008.
Tema: “A Igreja no discipulado missionário”

IV Congresso Missionário Americano (CAM 4 -COMLA 9) IX Congresso Missionário Latino Americano Maracaibo/Venezuela, se 26 a 30 de novembro em 2013.
Tema: “Discípulos missionários de Jesus Cristo da América, em um mundo secularizado e multicultural”
Lema: “América Missionária: compartilhe sua fé”

V Congresso Missionário Americano (CAM 5) Santa Cruz de La Sierra/Bolívia de 10 a 14 de julho de 2018.
Tema: “A alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e de comunhão”
Lema: “América em missão, o evangelho é alegria”

VI Congresso Missionário Americano (CAM 6), Ponce/Puerto Rico, 17 a 24 de novembro de 2024.
Tema: “Evangelizadores com Espírito até os confins do mundo”
Lema: “América: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”

 

História dos Congressos Missionários Nacionais:

1º Congresso Missionário Nacional
Belo Horizonte (MG) – julho de 2003
Nos debruçamos sobre a natureza trinitária da missão, redescobrindo o fundamento na “Missão de Deus” (Missio Dei).

2º Congresso Missionário Nacional
Aparecida (SP) – maio de 2008
Aconteceu um depois da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e teve ênfase nos diversos âmbitos da missão.

3º Congresso Missionário Nacional
Palmas (TO) – julho de 2012
Teve como enfoque “O discipulado missionário num mundo secularizado e pluricultural”. Tiveram um destaque especial aos sujeitos da missão.

4º Congresso Missionário Nacional
Recife (PE) – setembro de 2017
Teve como tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. Refletiu sobre a missionariedade que representa o impulso interior permanente que faz com que a Igreja saia de si mesma.

O 5º Congresso Missionário Nacional acontecerá na Arquidiocese de Manaus de 10 a 15 de novembro de 2023 e terá como tema: Ide! Da Igreja local aos confins do mundo e lema em sintonia com o Ano Vocacional e Dia Mundial das Missões de 2023: “Corações ardentes, pés a caminho”.

* Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT)

Comentários

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor