Rio São Francisco, o Velho Chico

por Ivo Poletto *

Participei da 8ª Assembleia do Regional da Cáritas Brasileira que atua nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, realizada na cidade de Piranhas, à beira do Velho Chico, que aqui passa entre penhascos.

Como em outras oportunidades, fui ver o rio, desejando encantar-me com sua beleza, e logo vi que continua lindo, mas com bem menos da metade do que tem sido seu leito histórico.

A Cáritas escolheu esta cidade para sua assembleia justamente porque desejava estar perto do rio que banha toda esta região. Estar perto e escutar o grito do rio e de seus povos para assumir com maior firmeza a decisão de lutar e apoiar todas as lutas que defendem e exigem mudanças nas atividades que estão levando o Velho Chico à morte. Sim, amigas e amigos, há um sentimento geral, confirmado por pesquisas científicas, de que o São Francisco está dando  180316_turismo-rio-sao-franciscosinais claros de que se aproxima da morte. E se ele morrer, vale perguntar-nos, como a canção de Targino Gondim: que será de mim? Que será de José serafim? Que será dos povos do logo vale desse longo rio, que corre de Minas Gerais até o Atlântico?

Dialogando com participantes da assembleia, percebi como as informações sobre o ciclo das águas do nosso país são uma novidade absoluta. Muitos deles nunca tinham ouvido falar que a diminuição das águas do seu Velho Chico tenham a ver com o que está acontecendo no bioma Cerrado e na Amazônia. Para eles, a explicação estaria só na seca dos últimos anos na sua região. Deram-se conta que as águas do seu Rio dependem da situação dos aquíferos, e de modo especial do Urucuia, que é alimentado pelas chuvas que caem na região do Cerrado. E como as chuvas estão diminuindo no Cerrado, as águas do Urucuia estão baixas e isso explica por que estão secando fontes que davam vida a córregos e rios que desaguam no São Francisco. Deram-se conta também que as chuvas do Cerrado e de grande parte do território brasileiro dependem da umidade, dos rios aéreos da Amazônia trazidos pelos ventos para essas regiões.

Como parte do compromisso de lutar em favor da vida e da construção de comunidades e sociedades de Bem Viver no Semiárido e em todo o Nordeste, a luta pela recuperação da vida do Velho Chico foi assumida como uma conquista indispensável em favor da vida.

* Ivo Poletto, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS): www.fmclimaticas.org.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77