Rio Grande do Sul e Moçambique: tempo de celebrar a missão

Por Victória Holzbach*

“Para tudo há um momento, e um tempo certo para cada coisa debaixo do céu” Ecl 3,1

SIM (3)No tempo para rir e colher, comemoramos os 25 anos da missão do Regional Sul 3 na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. O tempo foi generoso a todos nós pelos ensinamentos e pela partilha e, hoje, permite olharmos para trás e reconhecermos, com alegria, o caminho trilhado.

A Igreja que acreditamos é viva, atenta e preocupada com a realidade do seu povo, especialmente com aqueles que mais sofrem. Por isso, este tempo é cimento na construção de uma Igreja erguida e fortalecida por inúmeras mãos, brasileiras e moçambicanas.

Desde o seu nascimento, a missão em Moçambique tem um olhar voltado à realidade da população local e a sua relação com a cultura macua. A atuação dos mais de 60 missionários enviados a Moçambique, nestas décadas, sempre se preocupou em estar inserida na vida do povo, a partir da sua cultura e seus costumes, buscando aprender a língua, compreender a organização social e comunitária e valorizar as lideranças locais.

Padre Domingos Rodrigues, da Diocese de Bagé e integrante da equipe missionária de Moma de 2016 a 2019, declara: “fazer parte dessa história é sentir a alegria de ser um simples servo na vinha do Senhor, em 25 anos de muitos semeadores e muitas colheitas”.

Equipe Missionária Atual com Dom Jaime Pedro KholO povo macua e a missão hoje
O tempo, que hoje nos permite celebrar esses 25 anos, fez-nos perceber rostos de superação, alegria, fé e vida em Moçambique. Histórias marcadas por guerras, a da independência e a civil, muito recentes e frescas na memória.

Nesse caminho de parceria do Rio Grande do Sul e Arquidiocese de Nampula, os missionários desenvolveram muitas ações, sempre atentas ao contexto social da população e suas necessidades mais urgentes: pela falta de água, vem a construção de cisternas para coleta de água da chuva; com a raridade do emprego formal e de renda, tem a constituição de associações; diante da precariedade dos direitos básicos, como saúde e educação, há o desenvolvimento de projetos de saúde alternativa, como produção de medicamentos, constituição de uma farmácia natural e consolidação de projetos de acesso à educação e reforço escolar para crianças, jovens e adultos.

Atualmente a equipe missionária – constituída de dois padres e duas leigas – acompanha duas paróquias que contemplam 150 comunidades, e, ainda, desenvolve projetos na área da educação. Atualmente, cerca de 200 alunos passam, diariamente, pela Biblioteca Watana e 60 crianças e adolescentes recebem reforço escolar no projeto Murima Wa Mwana (Coração de Criança, na língua macua).

O tempo de experiência que tive na missão, de setembro de 2016 a julho deste ano, foi o mesmo tempo que me ensinou a como perceber, na companhia do povo macua, o dom de transformar a angústia em esperança ao sentar à sombra de cajueiros e mangueiras, caminhar em suas trilhas e partilhar seus alimentos. Nessa reciprocidade, a vida acontece plena no amor espontâneo, solidário e gratuito. No encontro com o outro me reconheço, me formo, me somo e me completo.

O amor à missão é sempre comprometedor. Ousemos amar!

* Missionária em Moçambique de 2016 a 2019

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor