Revista SIM celebra 50 anos de histórias missionárias

São 50 anos retratando histórias missionárias. Esta edição especial do Serviço de Informação Missionária (SIM) te convida para celebrar essa trajetória, que nasceu em 1973 a partir da iniciativa da direção nacional das Pontifícias Obras Missionárias, como uma motivação para o mês missionário.

Dessa primeira edição histórica, o SIM passou a apresentar, ao longo dos 50 anos seguintes, ações missionárias da Igreja no Brasil e no mundo, compondo um valioso registro histórico. Queremos nesta ocasião celebrar, junto com todos os colaboradores que ajudaram a fazer chegar cada exemplar nas mãos dos leitores.

Ao longo deste ano, a celebração do Ano Jubilar Missionário esteve bastante presente nas ações das POM. Como marco desse evento, apresentamos nesta edição o caminho percorrido por um grupo de peregrinos de todo o Brasil, que estiveram pelas terras de Paulina Jaricot e de santos que marcam a vida missionária da Igreja.

Nesse caminho, apresentamos os preparativos para o 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em 2023, com missionários e missionárias de todo o Brasil reunidos na Arquidiocese de Manaus, entre os dias 10 a e 15 de novembro. O tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e lema o “Corações ardentes, pés a caminho” inspiram esse importante encontro.

Este SIM também traz artigos sobre as Obras Pontifícias. No ano em que a Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF) celebra seus 200 anos de fundação, em Lyon, e os 100 anos de seu reconhecimento pontifício como obra do Papa para toda a Igreja, a Juventude Missionária (JM) realizou sua assembleia trienal com o tema “Jovens, ide pelo mundo com alegria e coragem” e o lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

Nas páginas reservadas à Infância e Adolescência Missionária, trazemos um artigo para nos ajudar a refletir sobre as crianças e adolescentes como protagonistas do
futuro universal. Um olhar mais atento às crianças, vendo-as com prioridade na ação pastoral da Igreja e na sociedade, alçadas a protagonistas de suas histórias.

Confira também a preparação, pela Pontifícia União Missionária, para realizar a Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a Caminho”. Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, o encontro vai reunir seminaristas, reitores e formadores de seminários e da Juventude Missionária na Arquidiocese de Manaus (AM), entre os dias 5 e 17 de janeiro de 2023.

Registros que compõem a própria caminhada missionária percorrida pelo SIM, diante da qual agradecemos cada leitor e leitora. Continue conosco e aprecie estas páginas cheias de muitas histórias, contadas pelo movimento das vidas em missão – Celebremos esta vida missionária! Feliz 50 anos de SIM!

Acesse a nova edição da Revista SIM | 50 anos de histórias missionárias

Outras notícias