Revista SIM destaca Programa Missionária Nacional

Esta edição do Serviço de Informação Missionária (SIM) é a ultima do ano de 2020 e traz, como destaque, o Programa Missionário Nacional. No Brasil, há uma pluralidade de iniciativas missionárias que, com maior ou menor organização metodológica, tem lançado raízes em muitos lugares. Também há um anseio pela atuação missionária que tenha fios condutores comuns, visando fortalecer a comunhão missionária. As atuais Diretrizes Gerais para a Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil acolhem a missão como eixo fundamental, a qual deve perpassar toda a ação eclesial e ser seu horizonte.

O Programa Missionário Nacional visa ser uma ponte de integração, com o objetivo de contribuir para que a missão seja, de fato, parte integrante da vida do cristão católico e dos organismos eclesiais. A missão não pode ser concebida como algo restrito, limitado a algumas pessoas ou grupos “especializados”, ainda que sejam muito capacitados e experientes e cultivem carismas específicos. O Programa Missionário Nacional é uma pequena semente que aponta para a comunhão, e esta seja plena, integrada, partilhada e compartilhada.

Trazemos neste SIM alguns testemunhos missionários. Disponibilizamos para o leitor, a narrativa sobre a realização de um projeto no campo da formação acadêmica, em que, por meio da PUCPR e da CNBB do Sul 2, foram enviados, ao Timor Leste, 21 docentes para o ensino de Filosofia e Teologia. Outro importante testemunho vem da atuação do COMISE Bertagnolli, do Regional Nordeste IV, em celebração aos seus 35 anos de animação e formação missionária de futuros presbíteros.

Acerca das Obras Pontifícias, a edição apresenta avaliação e movimentação da atuação missionária da Propagação da Fé, e Infância e Adolescência Missionária. Há um bonito processo vivido ao longo do ano, em meio às dificuldades enfrentadas com a Covid-19 e o impedimento de encontros presenciais. A reflexão do ano é feita enquanto se noticia o momento de mudança na secretaria nacional.

Com o coração repleto de gratidão, chegamos a dezembro de 2020 com a expectativa de termos contribuído para o nascimento de Cristo no coração de cada leitor, leitora, missionário, missionária. Que esta edição do SIM seja a oportunidade de dar graças por tudo o que vivemos juntos como Pontifícias Obras Missionárias. Boa leitura!

Acesse a nova edição do SIM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados