Religiosas fazem experiência missionária na Amazônia

Nesta segunda, 22 de junho, aconteceu a celebração de envio das irmãs que farão a experiência de missão na Diocese de Alto Solimões, em Tocantins, na Paróquia São Pedro. A celebração foi realizada na sede da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), em Brasília, e foi presidida por Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM.

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, presidente da CRB, fez a acolhida das três irmãs que se disponibilizaram a viver a experiência missionária intercongregacional, a partir da campanha “A Amazônia precisa de você”. As missionárias Ir. Alessandra Santana, Ir. Delva Piedade de Oliveira e Ir. Zirlaide Barreto Mendonça embarcaram para a diocese nesta terça, 23 de junho.

49660004_2058022627639221_7436504331337072640_o (1)Ir. Alessandra Santana, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, é fisioterapeuta e destaca que esse projeto em prol da Amazônia, mais do que uma ida profissional, é também sinal de profecia. “Vivemos essa experiência de missionariedade, diante de um contexto que clama e será uma junção do saber técnico e também da presença missionária, da presença de uma Igreja que se faz pobre com os pobres e que se coloca ao lado dos que sofrem para cuidar, para amparar, para ser promotora e cuidadora da vida. Sinto como uma grande responsabilidade por tantas instituições que estão envolvidas e que nos fazem perceber que não estamos indo por nós mesmas, mas em nome de todas essas instituições e de tantas pessoas que gostariam de estar a frente também ajudando e não podem por diversos motivos. Agradeço muito a congregação por ter disponibilizado, por estar aberta a essa proposta. Também deixo o apelo para que outros religiosos e religiosas se coloquem a serviço na missão”, destacou Ir. Alessandra.

105478007_3092088994232574_7742851024526784280_nPara Ir. Delva Piedade de Oliveira, da Congregação das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, que é enfermeira, ir para a Amazônia é prestar um serviço humanitário. “Como religiosa, essa missão é a Igreja em saída que vai ao encontro daqueles que tem necessidades. Hoje, todos nós batizados, somos chamados a estar nessa missão a serviço da vida. A proclamação que Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em plenitude. Não só a vida do corpo, mas também a vida de fé, da esperança. Renovar a esperança desses povos indígenas e ribeirinhos, aqueles que agora estão mais necessitados de vida”, lembrou Ir. Delva.

105596016_3092089404232533_8408525039815478065_nIr. Zirlaide Barreto Mendonça, Passionista, é psicóloga e fala sobre a certeza de que esta campanha é o gesto fraterno de uma grande rede de solidariedade. “Tenho a graça de participar desse projeto missionário que tem como objetivo enfrentar o sofrimento na solidariedade. Somos três Consagradas, três Congregações, três Carismas, como gotas no oceano, mas enviadas e acompanhadas por tanta gente, de longe e de perto, que vai tecendo a rede. Todas e todos vamos fazendo o exercício de na fé, assumir por amor a vida do irmão, da humanidade em geral e especificamente do povo amazonense entendendo que nesse momento da história é parte do povo que mais sofre. E o sofrimento, na visão da fé, à luz da paixão de Cristo, é o ponto alto da solidariedade. Então não vamos sozinhas ao encontro do povo amazonense. E vamos com alegria, com tantas incertezas e uma única certeza, de que temos a oportunidade de uma profunda e libertadora experiência de Deus nessa realidade, que já nos parece bem próxima”, destacou Ir. Zirleide.

Outras notícias