Regional Sul 3 realiza Encontro de Espiritualidade Missionária

Nos dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, o COMIRE do Regional Sul 3 da CNBB realizou o seu retiro anual de espiritualidade missionária. O encontro ocorreu no Seminário São José, na Arquidiocese de Santa Maria (RS) e contou com a presença de cerca de 80 pessoas, representando os mais diversos organismos missionários das dioceses do Regional.

40654323_1871947496219473_3437577560408457216_oO retiro foi assessorado pelo Pe. Joaquim Andrade, da Congregação do Verbo Divino e assessor do CENFI na dimensão da missão ad gentes. O tema do encontro foi “Espiritualidade missionária e interculturalidade”. Pe. Joaquim fez uma contextualização da missão nos tempos atuais, apresentou os fundamentos bíblicos da missão e trabalhou a dimensão do missionário como hóspede na casa do outro. “Ao nos aproximarmos de outro povo, outra cultura e outra religião, nosso primeiro dever é tirar os sapatos – pois o lugar do qual nos estamos aproximando é sagrado. Caso contrário, podemos nos descobrir pisando no sonho de outra pessoa. Mais sério ainda: podemos esquecer que Deus lá estava antes que chegássemos”, afirmou o assessor.

_MG_8722Para o Pe. Rodrigo Schüler de Souza, coordenador do COMIRE, “o que marca nestes encontros é estarmos juntos, unidos na intenção de nos aprofundarmos na missionariedade da Igreja. Foi uma profunda experiência de encontro e aprendizado, interculturalidade para um mundo mais fraterno”. Segundo Pe. Rodrigo, o retiro possibilitou recordar a necessidade de nos aproximarmos do outro, como instiga o Papa Francisco: “Reunir representantes das nossas dioceses e arquidioceses, leigos e leigas, irmãs, seminaristas padres e bispos nos impulsiona a sermos cada vez mais uma Igreja em saída”.

_MG_8850Outro momento marcante do retiro foi a celebração eucarística de envio do Pe. Roni Meyer, da Arquidiocese de Santa Maria, que irá integrar a equipe missionária do Regional em Moçambique. A missa contou a presença da comunidade e família do Pe. Roni, que parte para a África no próximo dia 10.

Ao final do encontro, também foi apresentado aos participantes o projeto de celebração dos 25 anos de presença missionária do Regional em Moçambique, que acontecerá no próximo ano.

_MG_8885

Outras notícias