Regional Sul 3 assume compromisso da cooperação missionária

Um sinal importante do compromisso missionário no RS é a consolidação e manutenção dos projetos de missão ad gentes em Moçambique e de Igrejas Irmãs na região amazônica pelas dioceses do Regional

Cada Igreja particular, uma Igreja irmã; Cada Regional, um projeto ad gentes para além-fronteiras. O desafio é proposto à Igreja no Brasil pelo Programa Missionário Nacional (2019-2023) e chama todos à missão de concretizar uma Igreja em saída sinodal.

No Regional Sul 3 da CNBB, a missão ad gentes é prioridade desde 1994, quando a Igreja do Rio Grande do Sul assumiu o projeto Igrejas Solidárias com a Arquidiocese de Nampula, em Moçambique. Desde lá, há 28 anos o Regional envia missionários e mantém a missão que atualmente conta com quatro missionários que atendem duas paróquias, somando 150 comunidades, e desenvolvem projetos na área da educação com a comunidade local.

No âmbito das Igrejas Particulares, as arqui/dioceses do Estado têm assumido constantemente a provocação que chega também através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, buscando formas de concretizar cada vez mais o pilar da Missão em sua realidade e assumindo o chamado aos projetos de Igrejas Irmãs.

Os primeiros passos
A Diocese de Montenegro enviou no dia 31 de janeiro o primeiro missionário à Prelazia do Alto Xingu-Tucumã. Pe. Blásio Henz, que deve permanecer três anos na missão na Amazônia, assume o compromisso de inaugurar o projeto firmado entre a Diocese e a Prelazia, e afirma estar muito feliz com a missão que assumiu. Ciente dos desafios que irá encontrar, destacou que leva consigo toda a Diocese de Montenegro, que abraçou com ele este projeto.

Dom Carlos Rômulo, bispo diocesano, explica que o caminho para a consolidação do projeto Igrejas Irmãs não foi simples.

Desde a origem da diocese (2008) sempre se falou em ter um projeto missionário. Esta conversa sempre voltava, principalmente nas reuniões e encontros do clero. Numa escuta do clero isto ficou mais claro e então foi definida numa Assembleia. Claro, depois precisávamos definir onde ser este sinal. Pe Blásio e Pe. Gabriel Bagatini passaram 20 dias visitando aquela região e a Prelazia do Alto Xingu, quando então decidimos que lá seria nossa missão, relata dom Carlos.

Um dos grandes frutos dos projetos de Igrejas Irmãs no Brasil é o crescimento da necessidade da cooperação missionária gerado a partir da missão em outro chão. Isso também provoca uma grande animação à Igreja que envia seus missionários, conforme aponta dom Carlos: “O fato de termos uma Igreja Irmã e lá um padre de nossa Diocese, significa que devemos ser todos missionários aqui. É um chamado permanente. Para a Prelazia, é também um sinal. Significa que tudo o que fazem lá, é muito importante. Todo o esforço das lideranças, as distâncias, revela que a evangelização é algo muito especial, tanto assim, que uma Igreja distante, do Sul do Brasil, vem ao encontro da Prelazia. Só entendemos isto, se tivermos a capacidade de olhar tudo como sinal, como é o Reino de Deus. O Projeto Igreja Irmã é uma riqueza para quem envia e para quem recebe”, conclui o bispo.

Frutos do Mês Missionário Extraordinário
O casal Marilene Gayger Dias e Flávio Arão Pereira, junto com o Pe. Rodrigo Schüler de Souza formam a atual equipe missionária do projeto Igrejas Irmãs da Diocese de Osório na Prelazia de Itacoatiara, no Amazonas. A iniciativa, que começou em 2019, nasceu por uma conversa entre o bispo diocesano, dom Jaime Pedro Kohl e alguns bispos da região Amazônica e hoje se destaca no Estado por integrar uma comunidade missionária mista, que integra padres e leigos.

Dom Jaime, que também integra a Comissão Missionária do Regional Sul 3, explica que o projeto nasceu na diocese como provocação do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco em outubro de 2019. “Achamos por bem dar o primeiro passo e como sinal concreto acertamos o envio do seminarista Edivan Machado como experiência do seu Ano Pastoral, com a responsabilidade de ver como melhor a Diocese de Osório poderia cooperar com a Prelazia de Itacoatiara. Eu mesmo estive visitando e acertamos de assumir o cuidado pastoral de uma paróquia”, lembra dom Jaime.

A diocese, que vê a missão na Amazônia como sua 24ª paróquia, também aposta na experiência missionária como parte da formação de seus seminaristas e acredita que todos os cristãos, de todas as comunidades, devem se envolver e se comprometer com a Igreja Irmã de Itacoatiara. “As relações entre as duas Igrejas Irmãs deverão se estreitar na medida que vamos interagindo, segundo as necessidades e situações”, aponta dom Jaime.

Quase 5 décadas de Missão
Foi em 24 de janeiro quando partiram, acompanhados do arcebispo dom Jaime Spengler, o padre Tiago Camargo e o seminarista Darlan Schwaab para a missão na Diocese de Xingu-Altamira, no Estado do Pará. É lá, que há 49 anos, a Arquidiocese de Porto Alegre abraçou a sua Igreja Irmã.

Em 1973, a então Prelazia do Xingu, recebeu três padres missionários: Léo Schneider, que permaneceu por 12 anos, Oscar Führ, que faleceu de câncer no Xingu, em 2004; e foi sepultado “junto a seu povo no Brasil Novo”, na Transamazônica; e o padre Alírio Bervian, que chegou a Altamira em 1973 e permanece lá até hoje. O último enviado, Pe. João Carlos Andrade da Silveira (Pe. Joca), esteve em missão durante quase quatro anos e retornou para a Arquidiocese de Porto Alegre neste mês de fevereiro.

Em quase um mês de missão, Pe. Tiago já chegou à Porto de Moz, onde está a Paróquia São Braz, que assumirá como pároco. Ele aponta como tem vivido este tempo desde a chegada:

Conhecendo a comunidade aos poucos, me adaptando à realidade, vamos observando e descobrindo os caminhos da missão. Creio que os primeiros tempos são mais desafiadores, mas com a graça de Deus vamos fazendo a experiência de colocar os pés nesse chão, nessa realidade, nesse tempo e assim descobrindo os projetos que o Senhor tem para minha vida, vocação e ministério.

A paróquia é composta por 75 comunidades, dividida em 10 setores. Ele explica que a partir de março devem iniciar as visitas às comunidades do interior. “Na primeira saída serão 25 dias, passando um dia em cada comunidade, navegando pelos rios da região – entre eles o Xingu, o Guajará, o Amazonas –, para visitar os três primeiros setores, os mais distantes da sede: Uiui, Médio Guajará e Alto Guajará”, detalha o missionário.

Pe. Tiago, finaliza pontuando que a realidade amazônica se difere muito da realidade gaúcha em diversos aspectos: linguístico, geográfico, culturais, sociais, eclesiais. “Quanta riqueza e diversidade!”, aponta. “A relação com o tempo e o espaço ganha outra dimensão. As distâncias, os meios de acesso às comunidades, o planejamento pastoral, o acompanhamento e assistência religiosa ainda precisam ser assimilados para poder oferecer o melhor que nos for possível. E assim vamos seguindo na missão”, conclui.

Missão e fortalecimento eclesial
O caminho percorrido pela Igreja em saída é essencialmente um caminho missionário. Para a Igreja do Brasil, o desafio lançado pelo Programa Missionário Nacional quer provocar um despertar missionário que suscite experiências concretas de uma Igreja sinodal.

Ao se falar de missão ad gentes e dos projetos de Igrejas Irmãs no Brasil, sabemos de diversas iniciativas corajosas em ação. Por isso, deve ser sempre “meta das comunidades cristãs consolidar a mentalidade missionária. A missão é o paradigma de toda a ação eclesial” (DGAE, 186).

Fonte: CNBB Sul 3

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77