Regional Sul 1 e Leste 2 promovem o 2º FORMISE

O Conselho Missionário de Seminaristas do Regional Sul 1 (COMISE Sul 1), em parceria com o COMISE Leste 2, promoveu, de 30 de junho a 02 de julho de 2021, o 2º Encontro de formação Missionária para Seminaristas (FORMISE). Este encontro teve como finalidade oferecer àqueles que são chamados à vocação presbiteral uma formação missionária com o objetivo de despertar e aprimorar no futuro presbítero a vivência da vocação missionária tendo em vista a urgência de uma Igreja em estado permanente de missão.

O encontro teve como tema “Missionariedade no mundo atual” e aconteceu de forma virtual, por meio das redes sociais, possibilitando a participação de seminaristas de 15 Regionais da CNBB e um total de 528 inscritos.

No primeiro dia, Dom Pedro Stringhini (presidente do Regional Sul 1), acolheu Dom José Carlos (Presidente do Regional Leste 2) o qual parabenizou a iniciativa do evento e motivou os seminaristas a viverem uma espiritualidade missionária. Acolheu também o palestrante, Dom Edmilson Amador Caetano (Vice-Presidente do Regional Sul 1 e Bispo da Diocese de Guarulhos-SP) que fez uma exposição sobre “A missionariedade no mundo contemporâneo”. Tivemos também a participação do Pe. Hechilly (Assessor do COMISE Regional Sul 1) e a participação do Pe. Salvador (Diocese de Guarulhos) que, durante os três dias de encontro, esteve presente proporcionando uma espiritualidade missionária e contando um pouco da sua belíssima experiência missionária em Pemba, na África. A oração inicial foi realizada pelo seminarista Leonardo (Diocese de São Carlos) e o seminarista Raoni (Diocese de Cachoeira do Itapemirim) fez a oração final.

No segundo dia, Dom José Carlos (referencial da missão do Regional Sul 1 – Caraguatatuba), Dom Vicente Ferreira (referencial para a missão Leste 2) e a Irmã Elizabeth (coordenadora  do COMIRE do Regional Sul 1) acolheram os participantes. O seminarista Ricardo (Diocese de Jaboticabal, da Província de Ribeirão Preto 1) conduziu a oração inicial. Dom Luiz Fernando Lisboa (Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES) fez a exposição que tinha como tema: “A missionariedade no mundo da pós-verdade”. Ele também partilhou sua experiência missionária na Diocese de Pemba, em Moçambique, na África.

No último dia, o Pe. Mauricio Jardim (Diretor das Pontifícias Obras Missionárias) e o Pe. Antônio Niemiec CSsR (secretário nacional da Pontifícia União Missionária) acolheram a todos os participantes. Os seminaristas Gean e Bruno (Diocese de Jales, Província de Ribeirão Preto 2) conduziram a oração inicial. O Pe. Sérgio Baldin SDB fez a exposição sobre: “A missionariedade dentro do paradigma do estético”. Ele é mestre em filosofia da linguagem e estética e atualmente é diretor do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

Durante todo encontro, houve muita interação dos espectadores, através de perguntas, fotos e vídeos.

No final, foi apresentada a nova coordenação do COMISE regional Sul 1, para o triênio 2022-2024, a saber: Marcus Vinicius da Silva – coordenador (Diocese de São João da Boa Vista), Rodolfo Gritti Vezzan – vice-coordenador (Diocese de Amparo), Leonardo Oliveira Silva – secretário (Arquidiocese de Ribeirão Preto), Joseilmo Barbosa – assessor de comunicação social (Diocese de Santos), José Denilson Santos da Cruz – assessor de comunicação social (Diocese de Jundiaí), Genaro Augusto Brandão – tesoureiro (Diocese de Lorena), Leonardo Vieira Beto – assessor junto aos religiosos (Diocese de São Carlos), Tiago Felipe Lopes –  assessor junto aos religiosos (Missionários de São José), o Pe. Hechilly – assessor eclesiástico (Diocese de Guarulhos).

Todas as reflexões, momentos de espiritualidade e partilha de vida, visam motivar iniciativas específicas de animação e engajamento missionário e auxiliar na concretização, de maneira efetiva e eficaz, da formação missionária nos seminários.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados