Regional Leste 1 realiza Encontro de Aprofundamento para Assessores da IAM

Aconteceu entre os dias 01, 02 e 03 de julho na capela Menino Jesus de Praga, em Petrópolis, o Encontro de Aprofundamento de Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EAAIAM) organizado pela Equipe Executiva da IAM do Regional Leste 1. O encontro foi capitaneado pela secretária nacional da IAM, irmã Antonia Vania Alves de Sousa (FSFM).

Participaram do encontro 28 assessores das arquidioceses Niterói e Rio de Janeiro, e das dioceses de Barra do Piraí, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Petrópolis e Valença, que tiveram a oportunidade de se reencontrar após quase três anos – quando as atividades foram suspensas devido a pandemia da Covid-19 – e viverem a experiência de se aprofundar no carisma da IAM e refletirem sobre sua própria caminhada como assessores da IAM.

Vale ressaltar, que ao longo desse período, tanto as dioceses, quanto a própria coordenação do Regional Leste 1 realizaram muitas atividades, num primeiro momento online, tais como formações e momentos de oração e espiritualidade missionária, e também atividades presenciais a nível diocesano fomentando os encontros onde se tem a oportunidade de partilhar a caminhada com os irmãos e as crianças e adolescentes, que são chamadas a serem protagonistas da Obra.

Ao longo dos três dias de encontro os participantes receberam convidados especiais: os adolescentes do grupo da IAM da Paróquia …, na noite da sexta-feira; e Dom Gregório Paixão, bispo da Diocese de Petrópolis, no sábado. Na tarde de sábado os assessores tiveram a oportunidade de realizar uma visita missionária à Paróquia de Santo Antônio, no Alto da Serra, região atingida pelas fortes chuvas no início do ano, ali recitaram o Santo Terço na intenção das vítimas da tragédia e como gesto concreto deixaram doações de leite em pó para as famílias amparadas pela comunidade.

Segundo Gabriela Rocha, integrante da Equipe Executiva, o encontro recordou para cada assessor que: “Fomos chamados a caminhar, como os discípulos de Emaús e a pedir para o Senhor ficar conosco e a partir desta experiência partilharmos a Boa Nova com nossos grupos em nossas dioceses e no Regional”.

Um final de semana de muitos aprendizados
O encontro foi uma experiência incrível de APROFUNDAMENTO na espiritualidade missionária Para Ana Beatriz, assessora da IAM na Arquidiocese de Niterói e integrante da Equipe Executiva na referida diocese, avaliou o encontro como uma incrível experiência de aprofundamento na espiritualidade e no carisma da Obra: “A Irmã Vânia conduziu as formações assim como são os encontros de grupos da IAM: reflexões, dinâmicas, músicas, animação e oração. Assim como um dos participantes disse: “fomos provocados pela Irmã Vânia”. No sentido de sermos melhores como cristãos missionários e consequentemente como assessores da IAM. Um final de semana para confraternizar e aprender!”, elucidou a jovem assessora.

Elizabeth Alves Martins, assessora da IAM desde 2019, na Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda, também voltou para sua diocese com o coração alegre pelos três dias de grande de intenso aprendizado: “Foi meu primeiro encontro, acho eu me preparei desde 2019. Estar lá foi maravilhoso, adorei conhecer os outros assessores que só via online, conhecer a irmã Vânia, nossa secretaria nacional foi incrível, fui para conhecer, fui aberta de todo coração e voltei muito mais feliz e cheia de novidades para minha paróquia”, explicou.

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados