Regional Centro-Oeste realiza Assembleia da IAM e JM

A diocese de São Luís de Montes Belos foi sede da primeira Assembleia da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e Juventude Missionária (JM) do Regional Centro-Oeste que compreende o estado de Goiás e o Distrito Federal.

IMG-20170222-WA0038O encontro que aconteceu nos dias 17 a 19 de fevereiro, iniciou com uma oração a partir da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium do papa Francisco, fazendo presente as diversas realidades do Regional e do mundo.
Participaram cerca de 50 pessoas, entre assessores e jovens coordenadores das arquidioceses de Brasília e Goiânia, e das dioceses de Luziânia, Formosa, Uruaçu, Anápolis, Jatai, Ipameri e São Luís de Montes Belos. Os representantes da cada Igreja particular apresentaram os trabalhos que estão sendo realizados em suas comunidades.

Ao presidir a Eucaristia, dom Carmelo Scampa, bispo diocesano de São Luís de Montes Belos, inspirado nas leituras do dia destacou alguns pontos essenciais para a missão. “A fé é fundamental para sermos missionários. É a fé que recebemos e principalmente a fé que temos, que nos leva a querer anunciar”, disse o bispo. “Jesus Cristo, nos mostra a importância de estarmos vigilantes, amar, anunciar e colocar-se a serviço”, completou dom Carmelo.

IMG-20170225-WA0000A secretária nacional da IAM, irmã Patrícia Souza e o secretário nacional da Propagação da Fé, padre Badacer Neto, assessoraram a formação sobre “A IAM e a alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” e “Memória para o passado, coragem para o presente e esperança para o futuro”. Os assessores destacaram os processos que estão sendo trabalhados dentro dos grupos de IAM e JM nas comunidades.

Nesse sentido, os participantes fizeram uma avaliação da caminhada no Regional e nas dioceses em vista de melhorar. “Tivemos a oportunidade de olhar para nossa realidade de Centro-Oeste e inspirados pela Palavra e orientações da Igreja chegar a algumas conclusões que devem ser colocadas em prática, começando pela reorganização das coordenações paroquiais, diocesanas e estaduais. São processos que devem começar da paróquia, para depois ir para a diocese e nos estados”, explicou Michael Douglas Amaro, membro da coordenação da IAM no Distrito Federal.

Esteve presente também, dom Fernando Brochini, bispo da diocese de Itumbiara e referencial para a Ação missionária no Regional Centro-Oeste. O bispo lembrou que “todos os missionários são enviados e desde o momento que Deus chama para partilhar sua vida, pela graça do batismo, ali mesmo Ele dá essa grande responsabilidade de partilhar e anunciar a Boa Notícia, de um Deus misericordioso e cheio de amor que caminha conosco”.

IMG-20170222-WA0024A programação incluiu um momento de articulação com as coordenações diocesanas e a eleição da nova coordenação da IAM no Distrito Federal e no Estado de Goiás. Até a próxima Assembleia, no ano que vem, optou-se por uma coordenação colegiada, com representantes de cada diocese.

A celebração Eucarística, no domingo, dia19, foi realizada na catedral de São Luís de Montes Belos, presidida pelo padre Badacer e concelebrada pelo padre Inocêncio Xavier da diocese de Uruaçu. “Fiquei muito animado com a proposta de trabalhar junto as faixas etárias. Os assessores foram muito bons conduzindo uma formação participativa e dinâmica que envolveu a todos na reflexão. Agradeço a Deus a oportunidade de viver esta experiência e de partilhar com pessoas comprometidas com o trabalho missionário”, avaliou o padre Xavier.

Luciana Santos, coordenadora do Conselho Missionário Regional (Comire) Centro-Oeste destacou a importância da IAM e da JM realizarem uma Assembleia separados daquela do Comire para dar mais visibilidade às obras e sublinhar suas especificidades. “A formação conduzida pelos secretários foi importante. Foi também possível ver, julgar e planejar estratégias para melhorar o trabalho no Regional. O Comire deve articular o trabalho missionário junto às dioceses para ser uma Igreja em saída”, finalizou Luciana.

Antes da oração de envio, foi feita uma avaliação dos encontros regionais da IAM e JM, sua metodologia, lugar e frequência.

Com informações da IAM no Regional Centro-Oeste.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77