Que venha 2018!

por Ivo Poletto *

Muitas mensagens que recebi repetiam: que venha 2018! Não no sentido festivo, superficial, ingênuo. As mensagens estavam carregadas de referências críticas a 2017, visto como um ano marcado pelas agressões aos direitos das pessoas e da Terra em todo lado, mas especialmente em nosso país. Sobrou pouco do que as elites econômicas desejavam tirar da Constituição Federal desde 1988.


É isso mesmo, elas desejavam o que está sendo realizado pelo governo ilegítimo Temer e pelo Congresso, todos dominados pelos financiadores de suas campanhas, isto é, pelas grandes empresas e pelos senhores do agronegócio e do capital financeiro. As elites do Brasil campeão da concentração da riqueza e da renda, e por isso, campeão da desigualdade social, nunca admitiram repartir nada do que consideram seu: os privilégios, as propriedades, a renda, e o poder, inclusive o de explorar ao máximo e de forma legal o trabalho das pessoas. A reforma trabalhista deu ar de legalidade ao seu poder absoluto sobre a exploração das pessoas, chegando muito perto de legalizar mais uma vez o trabalho escravo.

cidadania-para-todosPor isso, ao desejar que venha 2018, os amigos e amigas desejaram que comecemos janeiro com muita esperança, isto é, com a decisão de não perder oportunidades e, se necessário, de criar novas oportunidades para enfrentar o que foi imposto ao povo brasileiro em 2017. É bom e necessário desejar que tenhamos esperança porque 2018 não será um ano fácil. Basta lembrar que já em fevereiro o governo e o Congresso tentarão mais uma vez aprovar a criminosa proposta de reforma da Previdência, contando, mais uma vez, com o silêncio igualmente criminoso do Supremo Tribunal Federal, que deixa rasgar a Constituição impunemente.

Desejar que venha 2018 significa, então, afirmar que a sociedade brasileira deverá agir com firmeza para evitar os diferentes golpes contra a democracia, contra os direitos das pessoas e da Terra praticados pelas elites e seu governo. Uma das oportunidades para isso serão as eleições de outubro, mas para que o sejam precisamos estar atentos e mobilizados como cidadãos e cidadãs porque a mesma elite está querendo continuar mandando de qualquer jeito, até castrando o poder popular com a imposição de um parlamentarismo oportunista.

Nosso desejo e nosso compromisso é que 2018 seja um ano de afirmação do poder popular.

* Ivo Poletto, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social (FMCJS): www.fmclimaticas.org.br

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77