Propagação da Fé: em missão no mundo

O ano se declina e nos instiga refletir, lançar nosso olhar ao horizonte e contemplar nossas realizações e como enfrentamos nossos desafios. Na Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), neste ano de 2019, semeamos a certeza do alvorecer do novo, que aquece e anima a perseverança do caminho.

DSC_2505A partir da convocação do Papa Francisco para vivenciar um Mês Missionário Extraordinário, a POPF deixou-se interpelar e favoreceu no Brasil inúmeros encontros de formação, animação missionária, retiros e outras contribuições para o despertar da vocação missionária recebida por todos na ocasião do batismo. Também prezou por seu fortalecimento e por uma consciência sempre nova e mais comprometida com a missão de Deus com os jovens, as famílias, os idosos e os enfermos.

No Brasil, a maior consistência de caminhada nas atividades da Obra da Propagação da Fé é com a juventude, pela qual, neste ano, teve como ponto alto a celebração, entre 4 e 8 de setembro, de sua 2ª Assembleia Trienal Nacional, com o tema “Batizados e enviados: a juventude em missão no mundo” e a inspiração bíblica do livro dos Atos dos Apóstolos “e sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8). Foi possível revisitar a caminhada da JM nos últimos três anos, avaliando seus passos e se projetando para o futuro. Dentro desse processo, a cada passo dado na assembleia, o coração se aquecia e se inquietava rumo ao horizonte que desnudava. Uma assembleia serena, animada e com um tom celebrativo que ocasionou o lançamento do Marco Referencial da JM, por força dos seus dez anos de existência. A missão prossegue animada, com jovens evangelizando jovens, agora orientados pelo plano trienal desenhado com antecipação pelas representações estaduais, finalizado em encontro na sede das Pontifícias Obras Missionárias.

IMG_6880Entre os desafios que se apresentaram, encontramos a atividade desenvolvida com as Famílias Missionárias. Nelas percebemos que a semente outrora plantada começa a florescer e a se espalhar. Da perseverança das Famílias Missionárias dos Estados do Rio Grande do Norte e de Sergipe, neste ano foi apresentada a proposta das Famílias Missionárias no Regional N3, na cidade de Miracema do Norte, Diocese de Miracema , no Estado do Tocantins, com a participação de inúmeros agentes de pastorais daquele regional, com o intuito de fazer acontecer a atividade das Obras Missionárias dentro de um plano pastoral do regional. Sem falar que nos Estados do Pará e da Bahia também foram realizados encontros para conhecer e aprofundar a proposta dessa atividade, sem falar das inúmeras solicitações do material na sede das Pontifícia Obras Missionárias.

Nessa dinâmica de desafios e realizações, muito alegra a retomada da atividade missionária junto ao Idoso e Enfermos que, a partir do material da Argentina, sistematizamos o subsídio que irá animar e dinamizar a caminhada dessa atividade. A experiência vivida no Estado de Minas Gerais tem inspirado a ser rearticulado pelo Brasil. E é interessante perceber a busca e o desejo de que isso se torne uma realidade, pois há inúmeras solicitações desse material e de orientação para essa implementação por alguns estados e regiões, a exemplo de Tocantins e São Paulo. Por esse caminho, será lançado, no próximo ano, o subsídio dos Idosos e Enfermos Missionários que esperamos também seja uma ferramenta útil e eficaz na animação missionária, pois todos nós, independente da situação que nos encontramos ou da faixa etária que estejamos, somos missionários pelo nosso batismo.

1Ainda para o próximo ano, a Obra celebrará os quinze anos de existência da JM com seu 1º Congresso Missionário Nacional com o tema “Batizados e enviados: a juventude em missão no mundo”. Ele acontecerá em Brasília na sede das POM e no Centro Cultural Missionário (CCM), contemplando uma experiência missionária nas paróquias de Planaltina, no DF. Os participantes serão os jovens de todo o Brasil e convidados dos países que compõem o Cone Sul da América do Sul. Esse congresso terá o objetivo de fortalecer sua identidade e favorecer a comunhão dos grupos de base.

Assim foi a dinâmica vivida pela Pontifica Obra da Propagação da Fé neste ano de 2019. Uma Obra que nasceu da inspiração de dois jovens irmãos que deixaram seus corações se inflamarem pelo mandato de Jesus, no pedido aos discípulos para que fossem suas testemunhas até os confins da terra (cf. At1,8). Por essas atividades, quase duzentos anos depois do nascimento da obra, ajudamos cristãos e cristãs, em variados estágios da vida, a se fazerem missionários de Jesus Cristo, do norte ao sul, do leste ao oeste do Brasil, contribuindo para consolidar a cultura missionária e a testemunhar que, por meio do batismo, somos todos missionários e formamos a igreja de Cristo em missão no mundo.

Um bom Natal e um ano novo repleto de desafios e realizações a todos!

Pe. Badacer Neto
Secretário da Obra da Propagação da Fé

 

Outras notícias