Programação para o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 2020

A presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Sônia Gomes de Oliveira, deu início ontem, 16 de novembro, em live transmitida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com sua Edições CNBB, à contagem regressiva para a celebração do Dia dos Cristãos Leigos e Leigas no próximo dia 22 de novembro, na solenidade de Cristo Rei. A live teve a mediação do assessor da Comissão Episcopal Pastoral da CNBB, professor Laudelino Augusto.

“Esta celebração é motivo de alegrias e também de questionamento. O que este tempo nos pede? O que nós, leigos e leigas, podemos fazer a partir do chão que pisamos nesta comemoração do dia dos cristãos leigos e leigas?”, provocou Sônia.

O bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Giovane Pereira de Melo, ressalta que há na Igreja no Brasil uma participação extraordinária do laicato.

“O nosso laicato é um laicato ativo que procura se organizar e está presente nos diversos espaços eclesiais, na liderança, à frente das comunidades eclesiais, à frente das pastorais sociais, em associações e movimentos e outros organismos da Igreja”, reforçou.

Por outro lado, o bispo disse que há um grande número de cristãos leigos que ainda está na arquibancada torcendo mas não entrou no jogo. “Há um desafio grande para que os cristãos leigos e leigas, batizados, tomem consciência de seu batismo, da sua fé, missão e vocação e sejam presença transformadora como sujeitos eclesiais não só na Igreja mas nas realidades do mundo”, defendeu.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, não dá para pensar uma Igreja povo de Deus, a partir do Concílio Vaticano 2º, sem pensar na participação e no protagonismo dos cristãos leigos e leigas.

“No documento nº 105 da CNBB, os bispos do Brasil destacam a importância e a necessidade de um laicato que seja protagonista. É necessário que a Igreja, sobretudo nós os ministros ordenados, reconheçamos a importância, o papel e o lugar de protagonismo do laicato na Igreja no Brasil”, disse.

Programação 2020

Uma programação foi pensada para toda a semana pelo CNLB, em parceria com a Comissão para o Laicato da CNBB e por seus regionais para celebrar e refletir a presença e a missão dos leigos e leigas na Igreja no Brasil. O tema do Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 2020 é “Testemunho e profecia a serviço da vida”.

À luz do versículo assumido como lema bíblico deste dia, “Eu vos chamei a serviço da vida e da justiça” , extraído de Is 42,6, a presidente do CNLB lança uma pergunta ao laicato brasileiro: “Nós como cristãos leigos e leigas temos nos colocado a serviço da vida e da justiça? Nos espaços de garantia de direito e participação popular, nas praças onde o povo está em situação de rua, junto à juventude negra que está morrendo, junto às mulheres vítimas de violência e na própria Igreja?”.

Confira a programação:

Fonte: CNBB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados