Programa Missionário Nacional e a vida missionária da Igreja no Brasil

Por Pe. Daniel Rocchetti*

A Missão da Igreja é o que a constitui. A Igreja é, por sua natureza, missionária (AG2). Nascida para a missão, e antes, porém, a Igreja nasceu da Missão: “Como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20,21)! Assim, origem e fim da Igreja, é esta capacidade linda de testemunhar a fé, servir a Deus nos irmãos, anunciar, pregar, encarnar na história os ensinamentos amorosos de Nosso Senhor Jesus Cristo, Apóstolo do Eterno Pai (Hb 3,1).

Pelos séculos, a Igreja tem crescido nessa autocompreensão de ser uma Igreja testemunhal, ou seja, uma comunidade de fé que testemunha ao mundo a presença de Nosso Senhor. E por isso, a Igreja identificou em si duas dimensões de sua missão: a dimensão paradigmática e a dimensão programática. E mais recentemente, sob o pontificado do Papa Francisco, pode-se ainda dizer de uma terceira dimensão da missão eclesial: a dimensão existencial.

As três dimensões da missão eclesial

Por anos, a Igreja compreendeu que a sua missão se desenvolvia em FAZER, em REALIZAR atividades, sejam elas de anúncio querigmático – ou seja, de anúncio e testemunho da fé em Jesus Ressuscitado – como também aquelas de serviço aos mais necessitados – já que Ele se identificara com os menores e o que se fizesse a eles, a Jesus mesmo se estaria realizando aquele ato de caridade (Cf. Mt 25). Essa é, em amplas explicações, a DIMENSÃO PROGRAMÁTICA da missão, na qual se realizam projetos de atividades, planos, planejamentos. Mais adiante falaremos sobre ela.

Com o Concílio Vaticano II, depois de um período lindo e fecundo de reflexão teológica e missionária a partir daquele importante documento Maximum Illud, do Papa Bento XV, em 1919, vinha à tona outro aspecto característico da ekklesia, ou seja, da Igreja: se a Igreja é, por sua natureza, missionária, então o seu DNA é a missão! Assim, mais especificadamente: se a Igreja deixar de anunciar e testemunhar o Evangelho no mundo, ela deixa de ser Igreja! Aqui identificamos a DIMENSÃO PARADIGMÁTICA da missão. Foi o papa Bento XVI que, na Mensagem do Dia Mundial das Missões de 2012, ensinou-nos que a missão ad gentes é paradigma da ação eclesial. Mais tarde, o Papa Francisco ecoou este ensinamento em várias ocasiões: “A missão paradigmática, por sua vez, implica colocar em chave missionária a atividade habitual das Igrejas particulares”, explicava ele aos bispos do CELAM, em 2013, quando da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro – Brasil.

Mais recentemente, o papa Francisco tem feito despontar ainda outra compreensão de missão, na Igreja e principalmente em cada batizado. “Eu sou uma missão nesta terra e para isso estou neste mundo. É preciso que nos consideremos como que marcados a fogo por esta missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar” é o que ele escreveu na Evangelii Gaudium, 273. É a DIMENSÃO EXISTENCIAL da missão. A vida torna-se missão; entra na categoria do SER! A vida mesma, por inteiro é um dom doado por Deus para ser doado aos irmãos de todos os lugares e de qualquer realidade. Se a Vida é Missão, a resposta de cada fiel não deveria ser outra senão esta: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8)! Cada fiel poderá responder favoravelmente a tal chamado, seja uma criança, um jovem, um adulto, um idoso, um clérigo, um religioso ou religiosa… todos, inclusive um enfermo! Nessa compreensão existencial da missão, até a enfermidade enfrentada com fé, esperança e resignação podem ser testemunhos missionários!

O Programa Missionário Nacional

Vimos, até agora, haver uma dimensão programática da missão. E ela é necessária, inclusive. Diz-se necessária, pois é essa programação missionária que vai fazer emergir aquela realidade existencial e paradigmática. Deve-se, obviamente, tomar cuidado para não reduzir a missão a um fazer coisas, pois como foi bem visto, a missão está na categoria do ser cristão. Mas sim, certamente a dimensão programática visualiza, concretiza – e porque não dizer, “encarna” – a missão na realidade da Igreja.

E é neste contexto compreensivo que a Igreja do Brasil, por meio do COMINA – Conselho Missionário Nacional, composto por vários organismos missionários – empreendeu um trabalho profundo e importante que resultou no Programa Missionário Nacional, PMN, para o quadriênio 2019-2023.

O PMN “deseja colaborar para que a missão seja o eixo norteador das prioridades definidas no programa e demais atividades da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil”, explica Dom Odelir José Magri, presidente do COMINA e da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. De fato, as Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora da CNBB, em seu parágrafo 200, vem exortar sobre a importância de acolher e concretizar as prioridades e projetos do PMN.

Esse programa nasceu do anseio compartilhado de tantas e tantos missionários espalhados pelo país que gostariam de ter direcionamentos mais concretos para a realização de suas atividades. Nos anos 2017 e 2018, foi feita uma ampla escuta pelos COMIRE´s – Conselhos Missionários Regionais. Após ver e ouvir as necessidades e expectativas missionárias de cada local, foram recolhidas muitíssimas sugestões que posteriormente foram organizadas e apresentadas, no ano de 2019, na Assembleia do COMINA. Ali foi aprovado o texto com quatro prioridades e respectivas atividades, e, então, o PMN foi apresentado à Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, em abril daquele mesmo ano. Assim aprovado, foi também abraçado pela Igreja a partir dos Bispos e representantes dos Organismos do Povo de Deus ali reunidos.

As prioridades e atividades abraçadas pelo PMN

Aquela ampla escuta dos Regionais gerou um volumoso material. Houve quem trabalhasse aquele material, o organizasse e propusesse um esquema de atuação. E assim foi feito. Depois de escutar e ver, foi necessário iluminar teológica e espiritualmente aquelas escutas e propor caminhos de ação: foram identificadas quatro Prioridades para o Programa Missionário Nacional, e a partir delas, traçados doze projetos e apontadas quarenta atividades. Das prioridades, vale a pena conhecê-las: a. Formação Missionária, b. Animação Missionária, c. Missão Ad Gentes, d. Compromisso Profético-Social. Cada prioridade tem seus projetos importantíssimos e desafiadores, que deveriam envolver tantas e quantas pessoas apaixonadas por Jesus Cristo, pela Igreja, pelo Reino, pela Missão!

Os grupos de trabalho para o PMN

A Missão não é nossa, sabemos disso. E nem tão pouco pode ser realizada só. Foi por isso que, para implementar o PMN e ajudar na concretização dessas prioridades, projetos e atividades, a Executiva do COMINA convidou diversas pessoas para compor alguns grupos de trabalho. Esses têm perfil executivo e seus membros foram convidados a ajudar na realização do Programa Missionário Nacional. São seis os GT´s, em que quatro se referem às prioridades já nomeadas acima, mais um GT para a Sustentabilidade econômica e humana do Programa, e outro GT para articular as diferentes metodologias de Missões Populares existentes neste nosso país. Os grupos já começaram a se reunir de forma virtual e há muito entusiasmo entre os voluntários. Rezemos por eles!

O Programa Missionário Nacional poderia ser comparado aos trilhos de um trem ou a balizas para a manobra de um carro: é a dimensão programática da missão da Igreja! A missão não pode existir sem certa organização. O improviso até pode dar certo uma vez, mas nem sempre. Ter um programa missionário para a Igreja do Brasil é ter pistas de atuação, onde há início, desenvolvimento e finalização bem claros, ajudando-nos a sermos mais fiéis àquele mandato missionário que o Senhor Jesus nos deixou: “Ide por todo o mundo” (Mt 28, 19).

* Assessor da Comissão Missionária da CNBB

 

Comentários

Uma resposta

  1. O COMIDI da Arquidiocese de Natal no Rio Grande do Norte, promove neste mês de janeiro o aprofundamento no PMN – Programa Missionário Nacional. Encontros virtuais, divididos em três momentos especiais que ajudarão a conhecer melhor este documento..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77