Processo de reforma das POM foi tema de reunião da Equipe Executiva

Durante a manhã desta quarta, 7 de abril, a equipe executiva das Pontifícias Obras Missionárias (POM) esteve reunida para dar abertura ao processo de estudo do instrumento de trabalho para reforma das POM em todo o mundo. Participaram da reunião Pe. Maurício Jardim, diretor das POM, Pe. Antonio Niemiec, secretário da Pontifícia União Missionária, Ir. Antonia Vania de Sousa, secretária da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Pe. Badacer Neto e Pe. Genilson Sousa, secretários da Pontifícia Obra da Propagação da Fé.

O documento de estudo foi produzido pelas secretarias internacionais das POM e enviado para todas as direções nacionais. Está dividido em três partes, sendo elas: “Natureza e carisma das POM”, “Estruturas atuais das POM” e “Ações a serem consideradas para renovar as POM”.

Segundo Pe. Maurício, a equipe das POM do Brasil, ainda nas próximas reuniões, fará o estudo do instrumento de trabalho. “No dia de hoje foi estudada a primeira parte que fala sobre o carisma e a natureza das POM. A metodologia da reforma vai partir de dentro para fora, sendo num primeiro momento estudada pela direção e os secretários. Em um segundo momento haverá um caminho que envolva as lideranças de todo o Brasil. O destaque está na retomada da centralidade da missão ad gentes na vida da Obras”, lembrou Pe. Maurício.

Sobre o processo de reforma das POM

O Papa Francisco exortou a urgência de uma renovação em seu discurso ao Conselho Superior das POM em 1º de junho de 2018, afirmando que a preparação imediata do Mês Missionário Extraordinário 2019 “é uma ocasião providencial para renovar nossas Obras Missionárias”. Com efeito, esta renovação é fundamental no Magistério do Santo Padre, expressa na Evangelii Gaudium 25, que apela a uma conversão missionária de toda a Igreja. Os frutos do Mês Missionário Extraordinário convidam a continuar no caminho de renovação rumo a uma fé, espiritualidade e formação missionária mais sólidas. O anúncio iminente da beatificação de Pauline Marie Jaricot, as celebrações iminentes do centenário do estatuto pontifício das Obras e do 200º aniversário da fundação da Obra para a Propagação da Fé oferecem uma oportunidade propícia para avançar com a renovação das POM.

Curso de Formação para a Campanha Missionária

Buscando oferecer uma formação às lideranças de todo o Brasil, está sendo preparado para os dias 26 a 28 de julho um curso de formação on line sobre a Campanha Missionária 2021. Nos próximos dias estará disponível mais informações a respeito do curso e das formas de inscrição.

Agenda de atividades para 2021

  • Assembleias ordinárias do Conselho Nacional das POM no formato virtual – 19/04 e 08/11 às 9h
  • Assembleia Geral das POM em Roma, virtual – 1, 2 e 3/06
  • Assembleia Geral da CNBB, virtual – 12 a 16/04
  • Assembleia Nacional da IAM, virtual – 24 a 26/09
  • Assembleia virtual do COMINA – 4 a 6/8
  • Assembleia dos COMISES, virtual – 16 a 18/4

Outras notícias