Por uma quaresma de superação da violência

Por Dom Pedro Brito Guimarães*

Nós, católicos, iniciamos a Quaresma, de 2018, com o símbolo da cinza, cujo significado é a superação da violência. É desnecessário dizer que “o Brasil é um país violento”. Os dados estatísticos estão aí para confirmar e não me deixar mentir. Estamos em uma verdadeira “guerra cultural” que discrimina, rouba, violenta, fere e mata. A antiga “Terra de Santa Cruz”, ao perder este codinome, perdeu igualmente o rumo da paz e o seu lugar de país civilizado, democrático, seguro e pacífico. Restou a violência banalizada, gratuita, institucionalizada e a polarização e a politização de tudo.

A violência no Brasil é sinal de uma sociedade polarizada, em crise e em decadência. Todos os seus sistemas estão falidos. A violência é humana, pública, social, econômico, política e institucional. A superação da violência é bíblica, divina, cristã e espiritual. A violência não se supera com mal querência. Supera-se a violência com o perdão e o amor; com a não-violência; com a cultura do encontro, da conviviabilidade, da misericórdia e da paz; não pagando o mal com o mal; não se vigando; praticando o bem, amando, perdoando e orando. A violência se supera com Deus no coração, afinal, a misericórdia é a carteira de identidade de Deus e do cristão.

A violência está na origem do ser humano, aqui na terra. A primeira casa, a de Adão, de Eva e de seus dois filhos, Caim e Abel (Gn 4,1-15), foi também a primeira casa da violência. Ali ocorreu o primeiro crime que a humanidade tem notícia. Uma tragédia e um crime entraram e se fizeram moradas naquela casa. Esta foi a primeira de tantas casas violentas e sangrentas, na Bíblia e na história da humanidade. Deus fez o primeiro jardim, a primeira família, a primeira casa; e Caim praticou o primeiro crime. Mesmo assim, Deus fez brotar naquela casa, a misericórdia. Caim, embora assassino, não saiu da tutela e do cuidado de Deus. Deus colocou em Caim o sinal de sua pertença, para que ninguém o faça mal (Gn 4,15). Condenou o assassino, mas não o abandonou ao seu próprio destino. Deu-lhe proteção para que se regenerasse e voltasse ao convívio familiar e social. Deus usou de misericórdia para com um homicida e um assassino.

Infelizmente é esta a mesma violência, talvez mais sofisticada e mais banalizada, que enche as páginas policiais, as crônicas das TVs, das rádios, dos jornais e das redes sociais nos nossos dias. São Paulo fala de uma espécie de teografia de Cristo, no cristão: “eu trago em meu corpo as marcas de Jesus” (Gal 6,17). Agora, sobretudo, nesta quaresma, é a nossa vez. Esta marca é a cruz, a mesma que recebemos no rosto, desenhada com cinzas. Esta é a nossa teografia, a marca de Deus, para a superação da violência e para a luta contra a mundografia, ou seja, o mundanismo da cultura da violência. Este é o nosso jejum quaresmal. Superar a violência é ser sal da terra, luz do mundo, fermento na massa e bom odor de Cristo. Faz bem fazer o bem. A caridade desarma. O amor constrói relações interpessoais sadias, fraternas e solidárias. Assim como perdoamos a quem nos ofendeu, que Deus nos perdoe.

*Arcebispo de Palmas (TO)

Comentários

Uma resposta

  1. Linda mensagem, real, verdadeira, instrutiva, afetuosa, humana, cristã e de suma importância para a humanidade. Parabéns ao autor da mesma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados

slot online situs slot gacor slot online slot gacor slot gacor situs judi slot gacor situs judi slot online situs judi toto slot gacor slot gacor judi slot slot online slot online judi slot slot gacor situs slot slot gacor 2022 slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor slot gacor situs slot gacor slot gacor https://cedu.uninorte.edu.co/wp-includes/ https://web.ics.purdue.edu/~asub/wp-includes http://blog.iconect.pctguama.org.br/ https://votoinformado.unam.mx/wp-includes https://epay.guaynabocity.gov.pr/epay/wp-includes https://reclamos.sistemasmlh.gob.ar/css/ slot pulsa slot deposit pulsa http://statconfig.sci.unhas.ac.id/assets/nexus-slot http://icob.sci.unhas.ac.id/nexus-slot/ https://www.aris.sc.gov.br/frontend/web/images/ https://aptta.org.ar/wp-includes/ https://icvb.org.tr/wp-includes https://filba.org.ar/images/ https://apps.santaisabel.sp.gov.br/ https://santaisabel.sp.gov.br/esd/ https://tzg.ttf.unizg.hr/wp-includes/ https://iif.edu/images https://mannaandbaby.or.jp/wp-content/uploads/slot-gacor/ toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor toto slot gacor

Link partner: 77lucks dewagg liveslot168 hoki99 luck365 qqmacan kingceme agen338 maxwin138 javaplay88 slot5000 idngg vegas88 gen777 mild88 kaisar888 gem188 ligaplay88 laskar138 slotsgg toto togel toto slot bet88 infini88 pg slot idn poker sbobet judi bola slot88 warungtoto pokerseri vegas77 vegasslot77