Pontifícia União Missionária: levar adiante a animação missionária com entusiasmo, criatividade e espírito de comunhão

Padre Dinh Anh Nhue Nguyen, OFMConv, foi nomeado Secretário-Geral da Pontifícia União Missionária (PUM) no dia 1º de maio e participou pela primeira vez da Assembleia Geral das Pontifícias Obras Missionárias (desde junho 1 a 3), experimentando “grande emoção”, como ele mesmo disse em sua fala. Expressando a sua gratidão a Deus e aos Superiores que o chamaram a cumprir esta tarefa, destacou o seu reconhecimento do “importante papel da Pontifícia União Missionária no serviço da informação, formação e consciência missionária na Igreja universal e nas Igrejas locais”. Ele também dirigiu um agradecimento especial a Pe. Fabrizio Meroni, seu antecessor, “pelo trabalho que realizou nos últimos cinco anos com tanta sabedoria e dedicação”.

Em 2020, o PUM realizou 20 projetos, apesar da pandemia, e outros 35 em 2021, muitos dos quais ainda em curso. “Os projetos lançados são numerosos e abrangentes – frisou o Secretário-Geral. Mas não nos gabamos desses projetos, porque tudo é pela graça de Deus; tudo é obra de Deus. Em vez disso, atribuímos a nós mesmos, como dizia o apóstolo São Paulo, missionário das primeiras horas do cristianismo, a nossa debilidade causada pelos limites humanos, existenciais e estruturais, porque na nossa fraqueza e nos nossos limites o poder de Deus está manifestada pela missão que é obra dEle, não nossa ”.

Apesar das dificuldades, também econômicas, uma vez que o PUM vive das generosas contribuições da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé e das ofertas de algumas direções nacionais, o Padre Dinh Anh Nhue Nguyen exortou a não desanimar, manifestando a firme convicção de que “a missão e a animação missionária não são apenas uma questão de distribuição de dinheiro, mas também e sobretudo o corajoso anúncio de Cristo a todos e a partilha da alegria do Evangelho e do amor de Deus”. Por isso, reiterou sua intenção de “levar adiante nosso trabalho comum de animação missionária da Igreja universal e das locais, sempre com entusiasmo, criatividade e espírito de comunhão e colaboração com todos, especialmente com os Secretários Gerais e os Diretores Nacionais”.

Em seguida, o Secretário Geral do PUM apresentou alguns projetos para o próximo ano que serão realizados em conjunto com os demais Secretários Gerais e Diretores Nacionais, além de completar os que estão em andamento, tendo sempre como objetivo a formação e a animação. de todo o povo de Deus. Em primeiro lugar, a publicação em inglês dos quatro relatórios fundamentais apresentados na Conferência Internacional, promovida pela Congregação para a Evangelização dos Povos em novembro de 2019, sobre o tema “From Maximum illud to Evangelii gaudium. Sobre a urgência da transformação missionária da Igreja”. Um segundo projeto refere-se à análise e meditação da Palavra de Deus todos os domingos a partir de uma perspectiva missionário-catequética. “Em nossa opinião, a renovação do zelo pela missão e animação missionária começa e se recomeça justamente a partir da leitura orante e releitura da mensagem de Cristo e de Deus nos Evangelhos e, em geral, na Bíblia”, frisou o Secretário.

Junto com as demais Pontifícias Obras Missionárias, serão planejados e realizados cursos de atualização bíblico-missionária para sacerdotes, seminaristas, catequistas, animadores leigos. Em particular para os catequistas, junto com a Agência Fides, está prevista uma série de volumes sobre a vida e o testemunho dos catequistas nas terras de missão.

Além da intenção de renovar e intensificar a colaboração com os Diretores nacionais e diocesanos das POM para a animação missionária, especialmente em países de antiga tradição cristã e em territórios onde uma estrutura das POM ainda não está estabelecida ou é incipiente, Pe. Dinh Anh Nhue Nguyen destacou, em particular, o desejo de pôr em movimento “a organização do que chamamos de Tríduo Missionário, os três dias de oração, cantos, pregação, meditação sobre os mistérios pascais de Cristo numa perspectiva missionária”.

Finalmente, em um nível estritamente acadêmico, o Secretário Geral do PUM indicou dois outros projetos: a publicação do volume fundamental da Teologia Bíblica da Missão. Análise das passagens-chave para uma espiritualidade bíblico-missionária renovada e, a longo prazo, a realização de uma “Bíblia missionária”, uma espécie de Bíblia comentada em perspectiva missionário-catequética, “que poderia ser um Vademecum para cada missionário / missionário e cada animador / animador da missão ”.

Fonte: Agência Fides

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Relacionados